terça-feira, 15 de maio de 2012

TAÇA NACIONAL: FC VERMOIM 4 - 3 RESTAURADORES AVINTENSES

Fc Vermoim recebeu os Restauradores Avintenses num verdadeiro hino ao futsal no feminino.

No grande jogo 8ª jornada da Taça Nacional na Série A, as meninas de Avintes deslocaram-se a Terras de Vermoim depois de no dia anterior terem empatado a uma bola com as campeãs da AF Aveiro, o Ossela, tendo comprometido sériamente dessa forma a elimanatória. No entanto, como as pupilas de André Teixeira não conhecem a palavra desistir, foram ao reduto das atuais campeãs nacionais para jogar de igual e tentar conquistar os três pontos.

Na primeira parte as equipas, que tão bem se conhecem entraram bem conscientes dos seus pontos fortes. Restauradores através da posse de bola tentaram chegar à baliza mas o nervosismo não permite a qualidade no passe e é através de uma recuperação de bola que o Fc Vermoim chega ao primeiro golo na partida pois Ana Azevedo inicia uma transição ofensiva que termina com a finalização da internacional Patrícia Magalhães. Os Restauradores acusaram um pouco este golo inicial e volvidos alguns minutos sofrem o segundo da partida através de um roubo de bola de Ana Azevedo que dá inicio a mais uma transição ofensiva finalizada por Elsa, volviam 12 minutos na partida.

Patrícia Magalhães inaugura o marcador.

Este segundo golo foi como um alarme na equipa de Gaia e esta começa a jogar mais, a arriscar mais e é através de uma insistência ofensiva que chega ao 2-1. Daniela não perdoa e fuzila as redes do Fc Vermoim voltando a dar aos Restauradores a confiança que necessitavam para continuar a acreditar na reviravolta. E assim foi, numa iniciativa individual, Andreia ou Júnior (como lhe apelidaram nos Restauradores)  deixa a sua defesa direta Elsa, completamente pregada ao chão e remata para bem fundo da baliza. 

Os Restauradores conquistam assim o empate na partida e devolvem justiça ao marcador e esta transforma-se na melhor fase que os Restauradores têm na partida estando sempre por cima e a prova disso é que mais uma vez júnior, em iniciativa individual, marca quando ainda faltam cinco minutos para terminar a primeira parte colocando os Restauradores em vantagem no marcador, resultado este que se mantêm para  intervalo apesar de algumas oportunidades de golo falhadas pelas pupilas de André Teixeira. Fc Vermoim também têm uma oportunidade de ouro para marcar através de livre de dez metros mas Filipa não teve o sucesso desejado para o seu remate.

A jovem Júnior ( 19 anos) bisou na partida de grande nível que realizou.

Na segunda parte, o jogo refletiu-se através do cansaço de grande parte das jogadoras ( especialmente as que foram à seleção nacional) e a qualidade tática baixou um pouco de nível acompanhando o cansaço cognitivo das participantes da partida e só Júnior e Cris do lado dos Restauradores apresentavam as 'pilhas bem carregadas' acabando por ser as melhores da partida no lado dos Restauradores. Já no Fc Vermoim a incomparável Ana Azevedo fez mais uma grande partida, nem sempre ao mais alto nível, no entanto, quando foi chamada a marcar não falhou e isso faz dela uma das melhores em Portugal e no Mundo.

Sara Wallace, defendeu tudo o que havia para defender, na parte em que foi chamada pelo seu Mister.

No entanto os Restauradores mantiveram-se bem leais ao seu modelo de jogo e minuto após minuto buscam o quarto golo na partida que não surge pois Sara Wallace impõe-se em grande nível às iniciativas primeiro de Nancy Freitas , depois a Daniela e Pisko que aparecem isoladas para finalizar mas a eficácia não esteve ao lado das pupilas de André Teixeira. Também as pupilas de Franscisco Paiva não se deixavam ficar e quase sempre através de transições ou roubos de bola chegavam bem perto do golo mas a guardiã dos Restauradores, Alice, impedia sempre o golo do empate. Golo este que acaba por surgir um pouco contra a corrente do jogo, pois num taque rápido o Fc Vermoim faz chegar a bola até Ana Azevedo, que na cara da guardiã Alice não falha e coloca a igualdade no marcador, para a alegria das centenas de adeptos que se deslocaram ao pavilhão Terras de Vermoim, em Famalicão.

Ana Azevedo bisa na partida mostrando o porquê de ser uma das melhores de Portugal e do Mundo.

Com pouco menos de três minutos para jogar André Teixeira tem de arriscar tudo no 5x4, mas as suas pupilas não tiveram a calma e discernimento para alcançarem o golo e mais uma vez as pupilas de Francisco Paiva numa pressão bem alta conquistam uma falta bem perto da área que é mais uma vez executada por Ana Azevedo, que de novo não falha, selando a partida para o Fc Vermoim. O pavilhão vibra com este golo da sua pupila Ana Azevedo e pouco depois o jogo termina. 

Restauradores Avintenses caíram mais uma vez aos pes do Fc Vermoim.

A vitória acaba por sorrir ao Fc Vermoim por ter sido o mais eficaz e mais forte mentalmente pois dar a volta ao marcador num jogo deste nível não é para qualquer equipa e por isso, é que a atual campeã nacional em título se assume claramente como a candidata mais forte à segunda fase da Taça Nacional. Fique com os melhores momentos desta partida memorável de futsal no feminino, em que fica provado que o futsal feminino, quando bem orientado e bem estruturado oferece magia a todos aqueles que seguem este desporto no feminino. 

Sem comentários:

Enviar um comentário