terça-feira, 22 de janeiro de 2013

AF VILA REAL: DIOGO CÃO RUMA AO TÍTULO

Diogo Cão ruma ao título.


Alves Roçadas 4-4 AD Flaviense
Esta partida decorreu num ambiente de excessiva ansiedade com momentos de total desorganização de ambos os lados/grupos, stress, que tornou mais visível o que se faz e o que se devia fazer para haver coordenação e acerto nas ideias e decisões em jogo, houve intenção e dedicação das jogadoras no jogar, não houve organização de jogo colectivo ao nível das capacidades e competências das jogadoras utilizadas, com prejuízo para a qualidade da competição e com prejuízo para o resultado final, porque nenhuma das equipas teve a coragem de o ganhar.


É lamentável que equipas de outras Associações, com jogadoras menos capacidades produzam jogo mais organizado e competente. Cada vez mais na AFVR, se promove o desporto de ocupação e lazer em detrimento do desporto estruturado, habilitado e orientado para a formação e para a competição.

Kaka/AD Flaviense, um diamante puro e precioso do Futsal Feminino Nacional, Carina/AAR e Outras, merecem mais respeito de Dirigentes dos seus Clubes e dos Dirigentes da AFVR, é uma obrigação destas Entidades proporcionarem os melhor meios e as melhores condições as suas Atletas!.. Parabéns, jogadoras do AA Roçadas e AD Flaviense, foram dignas!...

Este meu comentário descreve o ambiente desportivo que vi, que, é tão e somente a minha visão e missão de tratar a modalidade de futsal, com os princípios de equidade que me vinculam ao futsal feminino e masculino, orientados para a formação e/ou competição.

A internacional guardiã Daniela Ribeiro é umas das jogadoras ao serviço de Diogo Cão.

Casa Benfica Vila Pouca 0-7 Diogo Cão
Com a regularidade de equipa campeã, os resultados desta jornada deixam a Diogo Cão, mais perto do título. O resultado deste jogo não deixa dúvidas o desejo e a capacidade de vencer reflectem-se na prestação e no resultado alcançado. A consistência na diferença entre o desejado e o alcançado, é um indicador de qualidade que as equipas em crescimento orientado e sustentado aprendem a saber gerir e a referenciar com grande eficácia, Parabéns Diogo Cão!..

Atei 6-0 Hóquei Flaviense
Se a regularidade dos resultados positivos alcançados anteriormente e a superioridade evidenciada pela equipa de Mondim, neste jogo, passou unicamente pelo crescimento do grupo de jogadoras que iniciou a época desportiva, há que elogiar todas as suas Jogadoras e o trabalho realizado pela Equipa Técnica, neste grupo/equipa.

Vilarandelo e Tresminas
Circula a notícia que este jogo não se realizou, Domingo, foi noticiado no meio desportivo que tinha vencido o Vilarandelo 3-0 Tresminas.

RC Penaguião – Amigos Cerva
Resultado desconhecido até ao momento.


Colaborador: António Camilo

1 comentário:

  1. Exmo. Sr. Camilo, Estou de acordo com algumas das suas observações em relação ao jogo do Alves Roçadas / AD Flaviense. No que diz respeito a que a AFVR deveria ter mais respeito por algumas jogadoras, eu digo mais, a AFVR, deveria ter respeito, não por algumas, mas por todas as jogadoras, equipas e dirigentes dos clubes que fazem parte da AFVR.
    Em relação ao jogo da AAR/ADF, concordo quando refere o stress, a ansiedade e até em alguns momentos de falta de organização e rigor tático. Pergunto: não é isto que acontece em todas as equipas do mundo, quer amadoras, quer profissionais em jogos de mata/mata? Num passado bem recente, quando a seleção portuguesa de futsal masculino contra a Itália está em vantagem e, + - confortável no jogo em três situações de desconcentração, a nossa seleção passa de uma vitória para uma derrota. É vergonha? Quando a nossa seleção de hóquei em patins no último europeu, em que na final contra a Espanha apenas era necessário o empate e a 3 segundos do fim sofremos o golo da derrota. É vergonha? Não é desporto de competição, onde existem momentos de grande concentração e rigor, mas também existem momentos de grande stress, ansiedade e desconcentração.
    No que toca ao jogo da AAR/ADF, foi um bom jogo de futsal em que ambas as equipais quiseram ganhar.
    Na minha opinião, são as melhores equipas da competição e dignificaram o futsal feminino.
    Em relação à ADF, entrei como treinador das GR nas duas últimas semanas antes do antigo treinador (Tiago Xavier) sair. A equipa que encontrei, foi uma equipa desmoralizada, desorganizada, sem vontade de jogar e envergonhada de há três anos até esta data não ganhar nada de importante. As próprias GR (aqui posso falar à vontade) tinham medo de ir para a baliza. Porque não havia um voto de confiança nelas. Com a entrada do novo treinador, Luis Sousa, a equipa teve nestes aspetos que referi anteriormente, uma mudança de 180º. Ainda há muitas coisas, de um passado recente, que levarão o seu tempo para serem modificadas. As Gr estão, como o Sr. Camilo viu contra o AAR, em clara subida de rendimento e confiança.
    Por este motivo, Sr. Camilo, não concordo quando diz: “…É lamentável que equipas de outras Associações, com jogadoras menos capacidades produzam jogo mais organizado e competente…”
    Lamentável, era a maneira em que a equipa da ADF estava antes da entrada do novo treinador Luís Sousa.
    Desde já, um grande abraço, de uma pessoa que já trabalhou consigo e que o admira.
    José Aleixo

    ResponderEliminar