terça-feira, 22 de maio de 2012

ENTREVISTA: CAROLINA COSTA

A equipa do magiadofutsal foi ter com Carolina Costa, jogadora de futsal ao serviço do Nucleo Sp Leiria, 2ª classificada da AF Leiria e atualmente a disputar a Taça Nacional Série B. Carol iniciou os seus primeiros passos no futsal no Quinta dos Lombos da AF Lisboa, mas devido aos estudos mudou-se para Leiria. Fique a conhecer esta jovem promessa do futsal no feminino através da sua entrevista.

Quem é a Carol Costa? 
Bem, tenho 19 anos, sou estudante no curso de Engenharia Electrotécnica. Sempre que posso gosto de estar acompanhada com a minha família e amigos, passear ao ar livre, conhecer novos locais e culturas. Sou extrovertida e aventureira.

Como é que o futsal entrou na tua vida? Desde que me lembro que andava com a bola debaixo do braço e na escolinha era a típica “fintas”. No 5ºano participei no futsal do desporto escolar mas não havia equipa feminina então tinha que jogar com os rapazes. No final do 2º ciclo fui treinar ao Quinta dos Lombos e quando dei por mim já não havia motivos para sair. Para além de estar a aprender o que realmente é o futsal evolui muito como pessoa, a nível pessoal e social.


Qual o teu percurso de jogadora de futsal até ao momento? Por volta de 2004 e até 2011 representei o C.R.C. Quinta dos Lombos e na presente época o Núcleo Sportinguista de Leiria. 

O que representa para ti jogar no Núcleo SP Leiria? Não tive grande relação com o “Clube” até à data. Às minhas colegas e equipa técnica devo-lhes o modo de como me receberam e ajudam para ser cada vez melhor.

A Carol já jogou no Quinta dos Lombos e agora representa o Núcleo SP. Como surgiu essa mudança na tua vida? Vim estudar para outro Distrito e vi-me obrigada a mudar de Clube devido à distância a que me encontro agora dos Lombos.

O que achas da competição do futsal na AF Leiria? Temos equipas muito fortes e outras nem tanto, acaba por ter uma diferença um pouco significativa dentro da divisão.

Comparando as Associações que bem conheces, qual delas apresenta mais competição e qualidade? Como em todo o lado temos equipas que apresentam mais trabalho e dedicação do que outras e isso encontrei tanto na AF Lisboa como na AF Leiria, Lisboa destaca-se pela positiva. Apresenta mais equipas competitivas. Em termos de qualidade encontra-se equipas com 
jogadoras de muita qualidade em ambos os distritos.


O Núcleo conseguiu o apuramento para a taça Nacional na última jornada do campeonato… podes nos dizer o que vos passou pela cabeça quando souberam a notícia do apuramento? Ficamos muito contentes pois já não era algo que dependesse de nós, ficamos à espera do resultado do jogo da Academia com a Golpilheira e foi com a vitória da Golpilheira que ficamos apuradas. Agora estamos a trabalhar para mostrar o nosso valor na Taça Nacional!

No entanto deixaram escapar a Taça… Algum motivo especial para esse resultado menos positivo? Fomos eliminadas pela Golpilheira, era um jogo muito difícil. É uma equipa que trabalha bem e foi melhor tanto em termos ofensivos como em termos defensivos.


O que achas deste novo formato da Taça Nacional? Ainda é cedo para dizer, é a primeira vez que está sob este modo de funcionamento. Acho que é muito bom o facto de subirem os primeiros dois classificados dos Distritos com mais equipas, podia ser melhor se essas equipas não estivessem no mesmo grupo mas em termos monetários já era pedir muito.

Quais as expectativas do Núcleo SP Leiria para esta Taça Nacional? Pretendemos chegar o mais longe possível e fazer o nosso melhor, jogo a jogo. Estamo-nos a defrontar com equipas muito fortes já na fase de grupos mas é o que realmente se espera de uma Taça Nacional, vamo-nos pôr ao nível da mesma e defrontá-las com o objectivo de sair vitoriosas.

Carol, no futsal temos pouco mais de cinco mil atletas de no feminino e no futebol pouco mais de mil… No entanto o futebol tem um campeonato nacional e o futsal não… qual a tua opinião sobre isto? Em termos morais temos noção que não faz qualquer sentido, porém, em termos monetários dizem ser bastante difícil, embora eu ache que não seja só falta de “tempo”. Seria um enorme passo para a evolução do futsal no feminino e gostava de o ver acontecer o mais cedo possível.


Se tivesses que apostar, quem achas que será o próximo campeão nacional? Quinta dos Lombos.

Acreditas que este é o caminho certo para a evolução do futsal feminino? Acredito que são este tipo de melhorias que no fundo vão levar à evolução do futsal feminino. Mas um campeonato nacional já se espera à muito tempo, talvez nos estejam a atirar um pouco de areia para os olhos com esta questão dos termos financeiros, mas o que gastam num lado passavam a gastar noutro. Como sem campeonato nacional nós continuamos a ter algumas competições parece que está tudo bem. Na minha ideia podiam fazer mais.

Que medidas achas importantes serem tomadas em prol da evolução do futsal no feminino? Temos que investir nos escalões de formação! Hoje vejo jogadoras que tanto táctica como tecnicamente são muito evoluídas mas que falta muito o espírito de equipa, o apoiar o próximo, não são gentis a jogar. Eu aprendi muito nesses escalões e gostava de os ver formar adultos como me formaram a mim.


Qual a razão apontas para o facto de que em Portugal ainda se apostar tão pouco nas equipas juniores e juvenis de futsal feminino? Bem, mesmo que não sejam muitas as jogadoras que tenham idade para jogar em escalões juvenis ou juniores num certo distrito sinto que existe uma obrigação para com os Clubes de procurar alargar este horizonte. Fazer procuras nas escolas é um exemplo de como procurar raparigas que queiram aprender a jogar. Isto exige muito trabalho e penso que poucas pessoas têm vontade de trabalhar neste projecto. No ano passado acompanhei a equipa de Juvenis dos Lombos com a Daniela Costa e com a pouca experiência que tenho digo: Não há nada melhor que ensinar uma criança, não tem manias nem vícios e nós podemos dar, da melhor maneira, as ferramentas necessárias para ela evoluir e ser melhor tanto na vida desportiva como social.

Qual o teu maior objectivo enquanto jogadora? Representar a Selecção Nacional, acredito que com trabalho chegue lá.

E enquanto mulher? Constituir família.

Para terminar, queres deixar uma palavra a todos aqueles que acompanham o Núcleo SP Leiria? Quero agradecer a todos os que nos têm apoiado, acompanhado e incentivar à assistência dos nossos jogos agora no Nacional!


E para os adeptos do magiadofutsal? Quero agradecer pela oportunidade de dar a minha opinião e felicitar o MagiadoFutsal pelo óptimo trabalho está a fazer! Apoiem e acreditem no futsal!


A equipa do magiadofutsal agradece toda a disponibilidade da Carol Costa para esta entrevista.

Sem comentários:

Enviar um comentário