Amaia Alberdi, colaboradora do magiadofutsal, foi ao encontro da Andreia Neves "Flor", uma das referências do ADC Mindelo, 2º classificada so AF Porto, fiquem com as palavras deste jovem promissor talento das balizas nacionais.
Andreia Neves "Flor"
Preferências da atleta:
Bebida favorita: Ice Tea
Comida predilecta: Arroz de marisco
Sobremesa preferida: Gelado
Uma música: Chuva(Mariza)
Um filme: Diário da nossa paixão
Um defeito: Teimosa
Uma qualidade: Persistente
Filosofia de vida: Abraça o que te faz sorrir!
Jogador(a) de referência: João Benedito e Daniela Ferreira
Desporto de eleição: Futsal
Algum ritual antes o durante o jogo?
Tenho
duas manias que são fazer o saco sempre da mesma maneira, e outra e ir
aos postes antes do jogo começar, como que a desejar um bom trabalho colectivo.
Fala-nos um pouco de ti, quem é a Andreia Neves?
A Andreia é uma
menina muito simples e honesta, são as coisas simples da vida que me dão
alegria no meu dia a dia, penso que tenho uma personalidade vincada,
sou ambiciosa e persistente no que quero e odeio falhar, também sou
bastante teimosa. Sou amiga dos meus amigos, verdadeira, divertida e uma
apaixonada pelo futsal e pela competição.
Flor no início na Escola Gondomar
És mais conhecida como flor, podes-nos explicar o porquê desse apelido?
O
apelido Flor surgiu quando joguei na Escola de Gondomar porque sou
muito feminina e como era júnior estava a aprender e havia aquele receio
e medo da bola, o desviar-me dos da bola nos remates mais fortes, o não
saber defender mesmo e também como na altura foi quando houve o
programa de televisão da "floribella" apelidaram-me de flor!
Quando nasceu a paixão pelo futsal?
A
paixão pelo futsal aconteceu simplesmente, eu não conhecia a
modalidade, e um dia uma colega de turma convidou-me para ir treinar num
ringue perto de casa, como não praticava nenhum desporto na altura
então fui e apartir daí mesmo não sabendo jogar não consegui mais
largar, o conseguir ultrapassar cada obstáculo que foi aparecendo sendo
que o principal obstáculo era eu própria porque meteram-me na baliza por
não saber jogar mas também não sabia defender e o ter passado por toda a
formação que passei sendo que ninguém acreditava no inicio que seria
capaz de conseguir crescer como g. redes pelo medo que tinha, por não
saber defender, faltava-me tudo; eu acho que eu própria não acreditava
mas nunca me deixei desistir e foi sem duvida uma grande vitória para
mim, e aquilo que começou por divertimento tornou-se numa paixão que ate
hoje perdura!
O que representa o futsal para ti?
O futsal para mim é uma grande paixão! Representa algo que eu adoro, a competição! É um motivo de alegria e realização para mim!
Flor no CJ Malta
Qual o teu percurso ate hoje?
Eu comecei a jogar a treinar no inicio
de 2005 num ringue em Valbom com varias miúdas de la, contudo pouco
depois o Pedro Silva, meu actual treinador, pegou nesse grupo de atletas e
foi ai que se formou pela 1ª vez juniores na Escola D. C. de Gondomar
na época 2005/2006, fiquei no Gondomar no escalão de júnior 3 anos e em
2008/2009 mudei-me para o C.J.Malta, para o escalão de júnior ainda mas
onde também tive a oportunidade de representar as seniores e me estrear
no campeonato sénior, no ano seguinte 2009/2010 mudei-me para o
A.C.D.Mindelo onde permaneço até hoje!
Jogas em que equipa? e como estão a correr as coisas esta época?
Jogo
no Mindelo, e esta época foi bastante positiva tendo em conta alguns
dos contratempos que houveram ao longo da época! Falando ao nível da
primeira divisão penso que fizemos um excelente campeonato, por vezes
poderíamos ter feito melhor mas acabamos por só ter 4 derrotas e contra
os nossos principais rivais, mas ficamos em segundo lugar isoladas por
isso e sabendo o trabalho que existe por detrás do Restauradores
Avintenses são à 4 anos campeãs com todo o mérito pois demonstram jogo a
jogo que tem o melhor colectivo penso que foi um lugar honroso para nos
que continuaremos a trabalhar e treinar para conseguirmos nas próximas
épocas lutar por esse 1º lugar que tanto queremos mas sabemos ser muito
difícil alcança-lo neste momento pela equipa que ocupa essa posição ser
tão organizada e consistente no seu jogo! Lutaremos para tentar o
melhor lugar possível agora na taça da 1ª divisão!
Ao nível da 2ª
divisão penso que deveríamos ter feito mais no campeonato, e ter
alcançado o titulo sinceramente mas não conseguimos infelizmente, mas
estamos a lutar para alcançar a vitoria agora na taça da AFP da 2ª
divisão e acredito que a conseguiremos ganhar sinceramente, penso que o
não termos ganho o campeonato foi em parte demérito nosso mas e também
penso que a qualidade da 2ª divisão melhorou e houve muito mérito das
equipas que nos roubaram pontos por vezes!
Flor ao serviço da Selecção Distrital de AF Porto
Quais os teus objectivos individuais e colectivos?
Individualmente eu
treino sempre com a ambição de melhorar e querer ser melhor, claro que
como qualquer atleta adoraria chegar a selecção nacional, mas também
reconheço que temos varias guarda-redes com muito valor, logo terei de
continuar a trabalhar para conseguir melhorar e talvez um dia alcançar
esse tão ambicionado lugar. Colectivo acho que qualquer jogadora que esteja numa equipa quer e alcançar títulos!
Sempre jogou de guarda-redes?
Posso
dizer que sim, eu quando comecei no tal ringue foi como jogadora mas
como não sabia jogar mandaram-me para a baliza porque não tinham ninguém
para ser guarda-redes, e nunca mais de lá sai!
Acha que os clubes têm treinadores formados neste caso para a sua posição que é a de guarda-redes, ou sente que há uma lacuna?
Sinceramente
não, acho que há uma grande lacuna nesse aspecto, são poucas as equipas
que têm treinadores de guarda-redes, ainda menos são as equipas que têm
treinadores formados nesse sentido! E mesmo em várias equipas vemos
guarda-redes com um enorme potencial mas que não são melhores em termos
técnicos e posicionais mesmo pois falta-lhes a formação e qualidade nos
treinos, alguém que as corrija de forma correta e não lhes de apenas
palmadinhas nas costas cada vez que se erre! Podemos não ser
profissionais mas tanto as atletas como os treinadores e clubes se
querem ganhar tem de encarar a modalidade de forma profissional e
competitiva e os guarda-redes principalmente são esquecidos nesse
sentido! Felizmente nestes 7 anos federada fui sempre acompanhada pelo
mesmo treinador e muito daquilo que hoje sou lhe devo a ele (Hélder
Pereira), é um excelente treinador sem duvida alguma!
Flor ao serviço do ACD Mindelo
O que acha que deveria mudar FPF?
Acima de tudo acho que deveria
haver uma federação para o futsal como há para o futebol, andebol,
voleibol,... pois são tudo modalidades diferentes, mas não e essa a
nossa realidade infelizmente, e temos de viver um pouco por detrás do
futebol.
Mas como não é essa a nossa realidade penso que a FPF
deveria dar mais destaque ao futsal tanto feminino como masculino,
apostar mais na formação dos atletas, dar mais apoios, de maneira a
tornar-se uma modalidade mais competitiva e não haja tanta divergência
entre as equipas.
Qual a sua opinião deste campeonato que acabou ainda passada semana?
Acho
que o campeonato teve um campeão indiscutível, Restauradores foi mais
forte em tudo, tem a equipa com mais golos marcados, e menos golos
sofridos, melhor organização defensiva como ofensiva, não há muito a
contar, há um desnível entre o Restauradores para as outras equipas,
contudo os lugares seguintes (Mindelo, Escola de Gondomar, S. Salvador)
foram equipas equilibradas venceram todas e perderam entre si, houve um
equilíbrio o que ditou os lugares seguintes. Depois temos várias boas
equipas mas a maneira como encaram todos os jogos não é a mesma e ai
perdem-se pontos e foi o que acabou por acontecer, acho que foi um
campeonato um pouco desequilibrado.
Acha que é o campeonato distrital mais forte? O que mudarias?
Não,
acho que o Porto já teve o campeonato mais forte mas neste momento não,
mas também se deve ao facto de terem perdido várias atletas para as
outras associações! Acima de tudo mudaria a mentalidade das atletas,
clubes e treinadores, se tem paixão pela modalidade deveriam ter mais
profissionalismo naquilo que fazem seja a jogar, treinar ou dirigir!
Acha que temos condições para podermos ter o tão ansiado campeonato Nacional?
Acho
que poderão ser criadas condições para que crie o campeonato Nacional,
mas neste momento não acho, ainda e muito cedo e felizmente já estão a
ser feitas algumas mudanças para melhor, mas também acho que a maior
parte dos clubes não teria apoios em termos monetários para passar uma
época num campeonato nacional.

No último ano, o futsal feminino ganhou maior visibilidade, em grande
parte pelo desempenho da nossa Selecção Nacional.. O que acha disto?
Sem
dúvida, mas sinceramente não é algo com que me admire, nos temos
atletas com muito valor, inteligentes e que se dedicam a modalidade e na
sua evolução, e a seleção e uma prova disso, fomos sempre muito bem
representadas, com excelentes jogos e honrosos lugares das nossas
atletas, o que só prova que com mais apoios e visibilidade o futsal
feminino poderia ainda conseguir melhor do que conseguiu! Pois temos
jogadoras com muita qualidade, não só as que representaram a selecção
como muitas outras que ficaram de fora!
Agora com a maior mediatização do futsal feminino, a nossa responsabilidade aumenta?
Se
queremos que a modalidade evolua e bom que a responsabilidade das
atletas aumente! Acho que a responsabilidade sempre deveria ter estado
presente mas lá está não era essa a mentalidade, e muitas vezes ainda
não é, eu acho que por vezes se exige demais da federação e das
associações mas que as próprias atletas não estão preparadas para levar a
modalidade mais a sério, lutarem e trabalharem mais para crescerem na
modalidade e elevar o nosso nível de futsal.
O que acha da criação das organizações e blogues direccionados para o Futsal Feminino?
Acho
que são boas iniciativas para dar a conhecer e ajudar o futsal
feminino, dar visibilidade as equipas e atletas. Nós precisamos de
visibilidade e de nos afirmar e evoluir como modalidade! E penso que nos
atletas deveríamos agradecer e apoiar sempre este tipo de organizações e
blogues pois e muito graças a eles que nos "ouviram" e que será
possível que o futsal feminino evolua.
A realidade da nossa vizinha Espanha é muito diferente da nossa, acha que isso e derivado a que?
Acho
que é derivado a terem uma federação só para futsal, logo em termos de
apoios são maiores, as atletas jogam profissionalmente logo a
mentalidade delas também acaba por ser diferente e levam a modalidade
mais a sério, tem mais visibilidade e apoios, tem um campeonato
nacional, são uma serie de factores que as fazem estar numa realidade
bem diferente da nossa.
Para finalizar, queres deixar algumas palavras a todos os seguidos do magiafutsal e do futsal feminino?
Antes
de mais quero dar os parabéns ao magiafutsal pelo excelente trabalho
que realizam, ao seguidores que apoiem mais a modalidade, que de mais
visibilidade as nossas atletas,
que nunca desistam do que realmente
querem pois com muita força de vontade e trabalho conseguiremos elevar o
valor e o nome futsal feminino em Portugal.
Colaboradora: Amaia Galarraga



Sem comentários:
Enviar um comentário