É mais um português de sucesso além-fronteiras. Aos 31 anos, Tiago Polido acaba de se sagrar campeão italiano, pela Marca Futsal, tornando-se no primeiro treinador luso a vencer uma das principais ligas mundiais. Um feito que o portuense, mestre em educação física, perseguia desde que saiu de Portugal, há seis anos, depois de orientar, durante época e meia, a UTAD, e que, actualmente, o torna num ídolo dos transalpinos.
Em Itália, todos o comparam a José Mourinho, treinador que deixou uma marca especial ao serviço do Inter de Milão. É jovem, ambicioso e tem uma sede insaciável de vencer. Atributos que já lhe haviam permitido brilhar em Espanha e na Croácia. No início da última época, voltou a Itália, onde, em 2009, ganhou uma Taça, para conduzir a Marca Futsal a uma temporada de sonho, coroada com a vitória na supertaça e no campeonato.
“Em Itália, existe uma desconfiança tremenda para com os estrangeiros e ser campeão assim tem ainda mais prazer. Sinto um orgulho imenso por vencer uma das melhores ligas do Mundo, mas quero muito mais. Já festejámos este campeonato e, agora, é tempo de pensar em novas conquistas”, faz notar Tiago Polido, que, no final do mês, regressa a Portugal, para passar férias.
A viver dias felizes, não esquece os primeiros tempos no estrangeiro como treinador, quando o salário auferido não dava sequer para viver. “Tive de investir algum do meu dinheiro para chegar até aqui. Felizmente, tive a felicidade de ter algum desafogo económico para seguir esta paixão, que é o futsal. No entanto, agora, não me posso queixar da situação em que me encontro”, diz Tiago Polido, técnico que ganha menos de cinco mil euros por mês.
Apesar de todo o sucesso alcançado fora do país, garante que ainda não recebeu convites para regressar ao nosso país: “Tenho a motivação de ganhar em Portugal e acredito que o vou conseguir. Quando chegar aos 50 anos, quero sentir o gozo de ter sido campeão em vários países”. Palavra de campeão.
Fonte: Planeta Futsal
Sem comentários:
Enviar um comentário