domingo, 27 de janeiro de 2013

NOVIDADES DAS EQUIPAS BRASILEIRAS!

Saibam como estão os principais clubes do país tricampeão do mundo


Bastidores agitados no Brasil
Janeiro é um mês de férias no Brasil, inclusive para o futsal feminino. Mas, nos bastidores, nada de paradas para descanso. Por isso, vamos às novidades das principais equipas, começando pelos clubes do Estado de Santa Catarina, o mais forte na modalidade.

Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora
A atual pentacampeã da Liga Futsal Brasileira contratou, junto à Unesc/Criciúma, a fixa Taty, capitã da Seleção Universitária canarinha. Porém, contou com algumas saídas. A ala Brenda fechou com o Barateiro/Brusque. Já a fixa Amanda e a ala Mariana acertaram com Cianorte, equipa do Paraná que possui conquistas regionais. A goleira Evelyn não segue no clube e está disponível no mercado. Por fim, a experiente pivô Nívia encerrou sua carreira. As substituições foram feitas com revelações da categoria de base.


Taty
Brenda
Amanda
Mariana
Evelyn
Barateiro/Brusque
Segundo colocado no principal campeonato do país mas um grande vencedor na base, o Barateiro está se reforçando para vencer nacionalmente na categoria principal. Empolgado com o título adulto no Estado de Santa Catarina, trouxe não apenas Brenda: também adquiriu as jovens Lora (ala da Unesc/Criciúma) e Desirré (goleira do São Caetano/Drummond).


Lora
Desirré
Unesc/Criciúma
Forma a nota triste do momento. A equipa, terceira colocada na Liga Brasileira e atual bicampeã nacional universitária, fechou suas portas no adulto. Aparentemente, será mantido somente o trabalho de formação de atletas, mas no aspecto social. 

O motivo para esta situação foi a saída dos patrocinadores. As informações a respeito são imprecisas. O principal patrocinador (a universidade que empresta nome ao time) teria se ausentado por não poder mais dar o seu auxílio através de uma lei federal, na qual o imposto de renda é cedido para apoio desportivo. Já os demais teriam abandonado em função de resultados muito criticados pela imprensa local, apesar de igualmente serem abarcados por tal lei. Ao que parece, esta situação de críticas também pesou para que a universidade não mantivesse a equipa.

Além de Taty e Lora, outras jogadoras já conseguiram clube. A fixa Faby e as alas Marcela e Ariane foram para o Kindermann/Caçador. A goleira Missi foi para a Nacional Gás/Unifor, do Ceará, enquanto que a ala Poli assinou com um desconhecido clube do Piauí, Estado vizinho. Taty, Marcela, Ari e Missi estiveram no tri mundial da Seleção Brasileira em dezembro, na cidade lusa de Oliveira de Azeméis. 

Ainda há atletas disponíveis, buscando equipas para 2013. A ala Gaby, também da Seleção canarinha, é uma delas, assim como Neguinha (ala), Greice (pivô) e o treinador Tiago Panga.


Gaby (foto: UMinho)
Neguinha
Greice
Poli (de branco)
Tiago Panga
Kindermann/Caçador
Como já dito, o Kindermann adquiriu Marcela, Ariane e Faby. Além disso, está investindo forte na categoria de base, tendo contratado mais de uma dezena de atletas. Voltar aos dias de glória, quando era força dominante no futsal brasileiro, é um dos objetivos - bem como vencer nacionalmente no futebol de campo. De saída, a goleira Vandinúbia. A fixa Carine encerrou a carreira para se dedicar aos estudos. A internacional Cilene ainda não tem certa sua permanência. Lembrando que ela já foi escolhida Melhor do Mundo em 2008.


Faby (de amarelo)
Marcela
Ariane
Vandinúbia (de preto)
Cilene
São Caetano/Drummond e equipas paulistas
Saindo das equipas do Estado de Santa Catarina e indo para o Estado de São Paulo. Apesar de ser o atual campeão local e quarto colocado na Liga Brasileira, o São Caetano/Drummond está passando por um momento de dúvida. Informações apontam que as atletas estão há meses sem receber e que estão livres para negociar. Tal cenário estaria ocorrendo por uma mudança na administração política da cidade, financiadora maior do clube. Boas jogadoras como as fixas Camila Gadeia e Renata, a ala Bruna Franklin e a pivô Pelé estão nesta indefinição.


Camila Gadeia
Renata
Bruna Franklin
Pelé
O Grêmio Osasco, segunda equipa do Estado, também passa por incertezas, mas deve seguir o seu trabalho, ainda que com contenção de gastos. Embora deva permanecer o apoio público, um dos seus principais patrocinadores se ausentará para 2013; há, entretanto, a possibilidade de um outro importante patrocinador ocupar esta posição.

Mas há boas notícias. A primeira é que a principal competição regional e motivo de financimento público, os Jogos Abertos do Interior, passou a não ter mais limite de idade (antes, de 21 anos). E a segunda é que a Associação Sabesp, clube tradicional da modalidade, várias vezes campeão nacional, está retornando à ativa - tanto que confirmou sua presença na Liga Futsal.

Nacional Gás/Unifor
Conforme informado em uma das notas acima, o clube do nordeste brasileiro contratou a goleira Missi, que estava na Unesc/Criciúma. A internacional é o principal reforço para a temporada. A expectativa é de que a equipa se mantenha como uma das maiores forças do país, pois sempre chega nas etapas decisivas dos principais campeonatos. Em agosto, a Nacional Gás sediará em sua cidade (Fortaleza) a edição 2013 da Taça Brasil, que reúne os campeões de cada Estado brasileiro, buscando o ouro inédito.


Missi
Seleção Brasileira
A dupla que treinava a Seleção Brasileira tanto no masculino quanto no feminino, Marcos Sorato "Pipoca" e Vander Iacovino, não está mais no comando. Na última quinta-feira (24), foi oficializada a recisão de contrato dos mesmos. Os seus substitutos são Ney Pereira e Manoel Tobias. Ao que parece, o comandante da Seleção feminina será Tobias que, em sua carreira de atleta, tem dois títulos mundiais pelo Brasil e três Umbro Awards como melhor jogador do mundo. Ney Pereira também vestiu a camisa canarinha no passado e já comandou selecionados nacionais de base entre os homens.


Vander e Sorato (foto: Beto Costa)
Ney e Tobias (foto: Facebook)
São as informações que temos até o momento. Em fevereiro, quando a totalidade das equipas já estará treinando, poderemos ter mais novidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário