segunda-feira, 30 de julho de 2012

AF VIANA DO CASTELO: NOVIDADES ÉPOCA 2012-2013 – CAPÍTULO II



Quando pensava que o capítulo I das novidades futsalísticas da AF Viana do Castelo estavam “fechadas” e correctas, eis que nos surge a informação que, afinal, estaria enganado. A saber:

1. Mariana Caldas após ter representado o Santa Luzia, vai vestir a camisola do ACD Castanheira na próxima época. 
CERTO ou ERRADO . Eis a verdadeira questão.
A jogadora em questão tinha já ASSINADO com ACD Castanheira para representar o clube na época 2012-2013 e agora surge-nos a informação através do blog do Santa Luzia que a jogadora renovou contrato com a sua anterior equipa, o Santa Luzia. 
Existe aqui uma descrepância de informação. Afinal a jogadora Mariana Caldas irá representar que equipa? As duas não pode ser... e se nesta fase a dúvida existe... Assinou por uma e renovou por outra... Veremos.
O magiadofutsal irá seguir esta "novela" com muita atenção.


Es Monserrate abandona campeonato após conquista do título distrital

2. Es Monserrate, campeão distrital na época passada não irá defender o título de campeão. Após um ano na associação de viana do castelo, clube decide abandonar a modalidade. Uma notícia bastante ingrata, pois, este clube fez juz na Taça Nacional do bom futsal que se vem a praticar na AF Viana do Castelo.

3. Suzete (ex. Soutelense) irá defender a camisola do Santa Luzia na época 2012-2013, assim como a sua colega guarda – redes Rosa (ex. Es Monserrate).

Sandra ao serviço do Es Monserrate na época transata

4. Uma das jogadoras mais emblemáticas de Viana do Castelo, Sandra, irá vestir a camisola preta e amarela do Santa Luzia. Depois de ser campeã distrital ao serviço de diversos clubes, eis que esta jogadora tenta nova sorte em novas cores.

5. Se o término do Es Monserrate é uma desilusão para muitos, para o Santa Luzia tornou-se num poço de ataque. A equipa liderada por Miguel Paços, fez-se reforçar mais três jovens da equipa azul e branca. São elas a Xana, a Marina e Sofia.

Esperamos no Capítulo III trazer as notícias verdadeiras e certas. O magiadofutsal nao pretende defraudar os seus seguidores com notícias enganosas. Quanto ao rumo das decisões das jogadoras e clubes... atenção... às vezes as nossas decisões, tornam-se nas nossas piores atitudes.

Um bem haja a todos e até ao próximo capítulo.

Colaborador: André Rodrigues

3G VENCE LIGA FEMININA MICROBASTO


3G - 1º Classificado

Terminou no passado sábado a Liga Feminina Microbasto um evento desportivo marcante em Celorico de Basto que teve início a 2 de Junho nos polidesportivos espalhados pelo concelho e foi organizado pela Associação de Futsal de Celorico de Basto com o apoio da Câmara Municipal de Celorico de Basto, da Microbasto, do Super Viva, da Rádio Região de Basto, da Webtour, e do Paulo Lopes Tranquilidade Seguros.

Classificação Fase de Grupo

Resultados meias-finais

A final teve lugar no Polidesportivo da Vila entre as equipas Jovens de Ribas e 3G. A equipa vencedora foi a 3G que na final derrotou as Jovens de Ribas por 1-3.

Jovens de Ribas - 2º Classificado

Para além do 1º lugar a equipa 3G amealhou a taça fair-play e foi na equipa das Jovens de Ribas que se encontrou a melhor marcadora do torneio, Raquel Silva com 27 golos em 10 jogos.

Raquel Silva (Jovens de Ribas)

Fotografias: Nicolau Bacelar
Colaboradora: Vera Gonçalves

domingo, 29 de julho de 2012

CLAUDIA MARQUES: PARA QUANDO FUTSAL NO JOGOS OLIMPICOS



A apresentação dos Jogos Olímpicos de Londres foi agridoce. Por um lado, senti um orgulho enorme com a entrada da comitiva portuguesa, que nos enche de esperança e a quem desejo toda a sorte.

Por outro lado, continuo a não ver o futsal a merecer crédico por parte do Comité Olímpico, que não reconhece valor na modalidade para integrar esta grande competição.

Não entendo a razão para esta ausência, dado o elevado número de praticantes em todo o Mundo, por rapazes e raparigas. O futsal está a ganhar cada vez mais espaço, faltando uma aposta clara na formação, provocada também pela inexistência de uma competição oficial de futsal para camadas jovens.
Os Jogos Olímpicos poderiam ser uma oportunidade para os mais jovens, como acontece no futebol. Já há países suficientes com bons praticantes de ambos os géneros e, modéstia à parte, acredito que teríamos boas condições para conseguir medalhas, no futsal masculino e feminino...

Em 2003 a Federação Paulista de Futsal criou o movimento “Sonho Olímpico” e todo o trabalho poderá dar frutos em 2016. Tudo indica que o futsal será incluido nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em participação /teste. Espero que se concretize mas que não se caia no erro de integrar apenas a vertente masculina, dando uma imagem errada da modalidade.

Se o futebol já teve direito a esta oportunidade, porque não dá-la também ao futsal?

Claudia Marques para o Record

sexta-feira, 20 de julho de 2012

ENTREVISTA: DANIELA ENCARNAÇÃO GUARDA REDES DO AD SERPINENSE (AF.Coimbra)

A equipa AD Serpinense aposta fortemente todos os anos na formação dos seus atletas, começando a dar frutos na presente temporada 2011/2012, como podemos verificar com a equipa de futsal feminino que alcançou pela primeira vez na sua história, a Taça da Associação de Futebol de Coimbra. A jovem guarda-redes Daniela Encarnação. “ Redes”, como é conhecida no Futsal, é, actualmente, a número 1 da baliza da AD Serpinense e tem como fontes de inspiração os atletas Daniela Ribeiro e João Benedito ambos atletas da Selecção Nacional de Futsal e ainda seu pai António Santos (adepto fervoroso das suas capacidades). “A jovem guardiã revela características físicas impressionantes, preenchendo a baliza, com uma imponência assinalável para sua idade. Talvez por isso, desde cedo se revelou uma referência na equipa, assegurando rapidamente a titularidade.” Descreve-nos Tiago Adelino também jogador de futsal da AD Serpinense.

Aqui fica a entrevista efectuada a Daniela Encarnação, a promessa da AD Serpinense:


Qual o teu percurso de jogadora de futsal até ao momento?
R: Bem, comecei a jogar no Lousanense (futebol 7) com 14 anos como jogadora de campo, como não havia guarda-redes fui a baliza por brincadeira onde acabei por ficar, entretanto a equipa feminina acabou. Em 2010/2011 acabei por ingressar no Futsal através da equipa feminina do Santa Clara (Coimbra), uma modalidade completamente nova, passei por algumas dificuldades como adaptação ao campo, baliza mais pequenas. Nessa época ficamos em 7º lugar. Na época de 2011/2012 surgiu o convite do AD Serpinense pelo treinador Rui Ferreira, ficamos em 3º lugar do campeonato e ganhamos a taça AFC.

O que representa para ti jogar no AD SERPINENSE?
R: Para mim representar o Serpinense não se tornou só um simples clube onde se joga por amor a camisola mas sim uma FAMILIA. Aprendi muito nesta época, o que me torna mais completa a cada dia que passa, com muito trabalho e suor a mistura.



O que achas da competição do futsal na AF Coimbra?
R: Bem, sou uma novata porque estou a pouco tempo no campeonato. Mas pelo que vejo o futsal em Coimbra tem vindo a evoluir, embora existam grandes diferenças tacticas e técnicas entre as equipas que se encontram no topo e na restante tabela.




O SERPINENSE conseguiu conquistar a Taça Distrital de AF Coimbra 2011/2012, podes-nos dizer o que vos passou pela cabeça no final da partida?
R: Uma completa mistura de emoções, um sentimento indiscutível e único.

 Agora que a competição na Taça Nacional terminou sagrando-se a equipa do FC Vermoim Campeã Nacional o que achas deste novo formato da Taça Nacional?
R: O formato é recente, o número de jogos aumentou na primeira fase e haver mais disputa entre os primeiros lugares de cada zona é muito bom.
O problema que se impõem sempre é a questão monetária.


No futsal temos pouco mais de quatro mil atletas no feminino e no futebol pouco mais de mil… No entanto o futebol tem um campeonato nacional e o futsal não… qual a tua opinião sobre isto?
R: A existência de um campeonato nacional de futsal era optimo e sem duvida uma mais-valia para o futsal. Mas talvez daqui a uns anos exista um campeonato

Que medidas achas importantes serem tomadas em prol da evolução do futsal no feminino?
R: A medida que sem duvida acho bastante importante é a criação de escalões de formação para a continuação da divulgação do futsal feminino e tentar assim diminuir o preconceito e discriminação.

Quais os teus objectivos individuais e colectivos enquanto jogadora de futsal?
R: Um dos meus objetivos pessoais é trabalhar para um dia chegar a seleção, mas dada a enorme qualidade que existe no nosso país, sei que é muito difícil mas não é impossível, procurando sempre evoluir e aprender, desde erros ate as atitudes.
Objectivos coletivos é tentar ajudar a minha equipa a ganhar o campeonato distrital sem sombra de dúvidas.


Enquanto jogadora qual o momento mais marcante que guardas na memória e o que te motiva a continuar ligada ao Futsal Feminino? R: Todos os momentos são marcantes, visto que cada momento me liga mais ao futsal feminino.

(Legenda: Aqui podemos ver o golo que a Daniela marcou em favor da sua equipa, certamente um momento único a não esquecer para a atleta. )


Para terminar, queres deixar uma palavra a todos aqueles que acompanham o magiadofutsal?
R: Bem, queria agradecer a Ariana Ferreira, colaboradora do magiadofutsal por esta oportunidade que me deu. A todos os seguidores do magiadofutsal, nunca deixem de acompanhar o futsal feminino, pois cada vez mais irá tornar-se mais competitivo e com campeonatos distritais melhores, e é graças ao magiadofutsal que é possível termos uma visão completa do futsal nacional jogado no feminino. Lutem e sejam fiéis ao futsal feminino!

MUNDIAL UNIVERSITÁRIO EM BRAGA: VIDEO PROMOCIONAL

AF PORTO: NOVIDADES NO MERCADO


Neste 'mercado do verão', já existem várias contratações oficializadas nas diversas equipas desta 1ª Divisão. Com uma só divisão esta época, as equipas estão a preparar-se para tentar tirar o domínio as campeãs do Restauradores Avitenses.

Restauradores Avitenses: Terá uma grande novidade, a mudança de treinador principal, perante a saída de André Teixeira para o escalão sénior masculino do Modicus, o escolhido foi Sérgio Carvalho. Em quanto as atletas, só terão caras novas no escalão júnior, mantendo o excelente plantel sénior que tem dado tão bons resultados tem dado.

ACD Mindelo: A grande novidade das vilacondenses será a redução do plantel, posto que este ano ficaram só com a equipa da primeira divisão reduzindo significativamente o numero de atletas. Para já a única contratação oficial é a Sandrinha e Licas, atletas  pertencentes ao Rebordões, equipa que militava na segunda divisão distrital do AFP.

EDC Gondomar: Sem ter conhecimento de alguma nova cara para o escalão sénior, vou destacar a formação da equipa Junior. Depois duma época sem formação, as gondomarenses voltam a ter uma equipa de formação, apostando assim no futuro do plantel. Esta semana deixamos estas novidades das 3 primeiras classificadas no último campeonato. Estejam atentos pois na próxima semana teremos novidades de mais equipas.

Colaboradora: Amaia Galarraga

SELEÇÃO NACIONAL UNIVERSITÁRIA: AS 15 ESCOLHIDAS

A FADU divulgou a lista de convocadas para o estágio da Seleção Nacional Universitária que decorrerá de 5 a 17 de Agosto em Braga. Recorde-se que o Mundial Universitário decorrerá em Braga de 18 a 25 de Agosto e terá como participantes Portugal, Brasil, Espanha, França e Rússia. Portugal inicia a competição no dia 19 de Agosto às 16h45 no Pavilhão de Gualtar (Universidade do Minho) frente à França. Entre as 14 escolhidas temos:

Restauradores Avintenses
Daniela Ferreira ( Pisko)
Andreia Marques (Júnior)
Alice Barros (Gr)

Quinta dos Lombos
Flávia Ladeira
Rita Palma
Maria Martins

Vilaverdense
Ana Carolina (Zulu)
Sara Fatia

SL Benfica
Inês Fernandes

Nucleo Sp Leiria
Carolina Costa

Nova Semente
Rita Ribeiro (Gr)

ARJ Mogege
Melissa Antunes
Juliana Sousa (ex- Ossela)

Poio Futbol Sala (Esp.)
Daniela Ribeiro (Gr)
Cátia Morgado

O magiadofutsal congratula estas atletas por mais este passo importante dado na sua paixão que é representar o País através de uma competição que, de ano para ano, começa a ganhar mais importância e prestigio, a nível internacional.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

AF VIANA DO CASTELO: NOVIDADES ÉPOCA 2012-2013 - CAPÍTULO I



E em pleno mês de verão, o magiadofutsal anda à procura das novidades oriundas do distrito de Viana do Castelo e do seu futsal.

A pergunta que se impõe é a seguinte “que armas estarão a preparar os virtuais candidatos ao título?”
Pois, respostas irão surgir, mas já podemos deixar aqui as primeiras informações:

Mariana Caldas (fila do meio - 1ª à direita) já com a sua nova equipa: ACD Castanheira

  1. Mariana Caldas após ter representado o Santa Luzia, vai vestir a camisola do ACD Castanheira na próxima época.
  2. Natacha Lacerda é também contratação do ACD Castanheira para a época que se avizinha. Esta jovem jogadora representou na época passada o Es Monserrate, onde se sagrou campeã distrital.
  3. Também do ACD Castanheira nos chegou a informação do abandono de Sofia Araújo. Depois de várias épocas ter vestido a camisola por este emblema e de ter conquistado alguns troféus de relevo, Sofia resolveu por término no futsal.


Estejam atentos as novidades. Em breve iremos voltar para vos colocar a par de tudo, sendo que já contemos mais informações e uma delas... bastante triste – estamos a falar no abandono de uma equipa que milita neste distrito.

Colaborador: André Rodrigues

NUN' ÁLVARES FUTSAL CUP - JUVENIL FEMININO


Realiza-se no próximo sábado o Nun' Álvares Futsal CUP - Juvenil Feminino, dando assim seguimento aos torneios já realizados pelo Departamento de Futsal Feminino do clube, mas desta vez para permitir a prática da modalidade nas mais novas.

Abaixo fica o calendário dos jogos e se puderes aparece para ver a "pequenada" em ação!


Colaboradora: Vera Gonçalves

F. C. CALDAS VENCE NUN' ÁLVARES FUTSAL CUP - FEMININO

1º lugar - F. C. Caldas

Realizou-se no passado sábado o Nun' Álvares Futsal CUP - Feminino e a equipa vencedora foi a proveniente da cidade de Santo Tirso, F. C. Caldas que venceu a final frente à equipa da casa, Nun' Álvares, por uns expressivos 4-0.

2º lugar - Nun' Álvares

A melhor marcadora do torneio foi Joana Carneiro (F. C. Caldas) tendo esta marcado 11 golos. Já a melhor guarda-redes foi Verinha (Nun' Álvares), a qual recebeu o troféu das mãos da bi-campeã nacional Sara Wallace, jogadora do F. C. Vermoim. A guardiã das "Alvarinhas" sofreu 11 golos em 7 jogos.

Melhor Marcadora    Melhor Guarda-redes
A equipa da Associação Mais arrecadou o prémio fais-play "Belinha Eterna Capitã" o qual foi entregue por Inês, sobrinha da falecida Belinha, a Maria Gomes atleta do Nun' Álvares que ficou incumbida de receber o prémio da equipa de Cabeceiras de Basto.

Troféu fair-play - Associação Mais
Durante este torneio o público presente pode assistir a jogos de exibição proporcionados pelos (as) miúdos (as) que compareceram no mês de Junho às captações para a Escola de Futsal do Nun' Álvares.



Colaboradora: Vera Gonçalves

NUN' ÁLVARES VENCE XI TORNEIO JUVENIL DE FUTSAL FEMININO DE FAFE



Decorreu no passado sábado no Pavilhão Municipal de Fafe a final do XI Torneio Juvenil de Futsal Feminino de Fafe onde as "Pequenas Alvarinhas" se sagraram campeãs e ainda arrecadaram os troféus de melhor defesa (2 golos sofridos), melhor ataque (58 golos marcados) e Taça disciplina/fair-play.
Este torneio é organizado pela Câmara Municipal de Fafe e teve início a 13 de Junho dando assim oportunidade às meninas de praticarem a modalidade.



Em mensagem na página pessoal do facebook, Manuela Trigo, treinadora das "Pequenas Alvarinhas" proferiu:
"Parabéns campeãs!
Venceram tudo o que havia para vencer. Taça do 1º lugar, Troféu de melhor defesa, Troféu de melhor ataque e taça disciplina/fair-play (para mim a taça mais bonita de qualquer torneio).
A equipa das pequenas GRANDES jogadora é constituída por: Bárbara, Ana Margarida, Inês, Ana Luísa, Joaninha, Ana Beatriz, Sara, Eduarda, Telma, Catarina, Joana, Catarina Andrade, Helena, Ana Alice e a equipa ténica (Cristina, Elsa, Vera e Trigo).
Agradeço o apoio dado pelo Sr. Gerhard Seidler (Patrão), o apoio dos nossos adeptos e da nossa claque.
E também quero dar os parabéns a todas as meninas de todas as equipas participantes e à organização do Torneio Juvenil."

Colaboradora: Vera Gonçalves

AF VIANA DO CASTELO: DUPLA TÉCNICA ABANDONA SOUTELENSE



Marlene Laundos e Tiago Cardoso abandonam o comando técnico da equipa militante no distrito de Viana do Castelo, o Soutelense.

O magiadofutsal deixa aqui as palavras proferidas pelos dois técnicos na hora da saída:

“Boa noite meninas
Vimos por este meio informar que a equipa técnica decidiu terminar a ligação com o Clube Soutelense. Queremos agradecer a todos e todas pelas vossas conquistas e feitos ao longo desta época, assim como agradecer a forma como nos fizeram crescer enquanto treinadores, desejamos por isso tudo de bom para todo o grupo. Continuem a acreditar nas vossas competências e qualidades e joguem sempre com o coraçao.
a equipa técnica
Marlene Laundos
e Tiago Cardoso

Marlene Laundos 

O magiadofutsal deseja desde já o maior sucesso à Marlene Laundos e um louvor especial pelo trabalho desenvolvido no distrito de Viana do Castelo. Relembramos que a “mágica” foi treinadora adjunta do ACDCastanheira na época 2011-2012 e treinadora principal no Soutelense na presente época que acabou. Ao Tiago Cardoso esperamos ouvir falar brevemente dele e do seu excelente trabalho.

Esta jovem dupla vai gozar de um periodo curto de férias, mas tudo indica que projetos não faltarão a estes treinadores.

Colaborador: André Rodrigues

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Maratona Ossela: cancelada

A Maratona de Ossela que se iria disputar no próximo fim-de-semana de 14/15 de Julho foi cancelada por existir um número insuficiente de equipas.


SELECÇÃO NACIONAL FEMININA FAZ A SUA HISTÓRIA POR LINHAS BEM DIREITAS

Fonte: Jogo das raparigas

O sonho de participar numa das provas maiores do futebol foi conseguido por parte da Seleção Nacional Feminina de sub-19. 

Jogar na Turquia frente aos maiores emblemas europeus era o passo que se seguia. Aquela que era considerada por muitos a outsider deste europeu provou que a juventude, carisma, entrega e luta... dão sempre frutos. Portugal foi à conquista e conseguiu dobrar o cabo das tormentas – passar às meias-finais – feito único e com grande mérito. 

Portugal na 1ªfase só perdeu ante uma das favoritas à conquista do título – a Dinamarca – e esta teve que suar muito para conseguir levar de vencida as cores lusas. No jogo que se seguia, Portugal defrontou outra candidata ao título – a Espanha e a derrota acabou por cair para a equipa lusa. Mas engane-se quem pensa que vendemos barata esta derrota. A Selecção Espanhola só conseguiu o seu tento da vitória aos 87m e consequentemente a passagem à final, a realizar dia 14 deste mês. 

Segundo o facebook do Joga das Raparigas “Portugal caiu de pé nas meias-finais do Europeu de Sub-19, depois de uma derrota por 1-0 diante da Espanha. As portuguesas jogaram de forma fantástica e aguentaram o ímpeto espanhol até aos 87'. E ainda houve um penálti por marcar a favor da turma das quinas...” 

Com isto é caso para dizer “Somos Portugal, Somos Grandes”. 

O magiadofutsal dá os parabéns a estas fantásticas guerreiras. 

Colaborador: André Rodrigues

domingo, 8 de julho de 2012

MAGIADOFUTSAL NO YOU TUBE


Já conheces o Canal do magiadofutsal.blogspot.pt no You Tube? Então acede já e fica a conhecer melhor o futsal no feminino em Portugal através das dezenas de videos que já conseguimos realizar após uma época. O nosso canal conta quase com 100.000 Mil Visualizações elevando o Futsal no Feminino ao patamar mais elevado da qualidade e competência. A todos os clubles que permitiram as filmagens dos seus jogos o nosso Obrigada! Só a partilhar a informação é que podemos atingir grandes feitos e este claramente é um deles! Parabéns a todos!

JOGO DAS RAPARIGAS: O FILME, DEIXA JOGAR


A partir do próximo dia 10 de Julho e até ao dia 16, vai passar na RTP1 publicidade institucional "O Jogo das Raparigas" com o objetivo de sensibilizar as famílias para a prática de futebol/futsal por parte das jovens raparigas. O Spot tem a participação de Pedro Pauleta e Catarina Furtado. Um filme a não perder! 


Eis os dias e as horas previstas de inserção.

10 de Julho a 13 de Julho – Entre as 10hrs e as 11hrs 

10 de Julho a 13 de Julho – Entre as 15h45 e as 17 hrs 

14 de Julho de 2012 – 22 hrs junto ao programa “Com amor se paga”

16 de Julho – Entre as 10hrs e as 11hrs

16 de Julho - Entre as 15h45 e as 17 hrs 



ANA AZEVEDO EM HOMENAGEM


Internacional Ana Azevedo homenageada pelo AD Castelões

CAMPEÃS NACIONAIS EM CAPA DE JORNAL


sexta-feira, 6 de julho de 2012

AF VISEU: UNIDOS DE ESTAÇÃO JÁ CONTRATAM


Cindy Nadil (ex-Vilar de Besteiros), Salomé Félix (ex-Inter Futsal de Tarouca) e Marlene Rodrigues (ex-Inter Futsal de Tarouca) são reforços que os Unidos da Estação apresentam para a época 2012-2013. Jogadoras de enorme potencialidade, são apostas do clube para dar mais homogeneidade à equipa. 


De recordar que o Unidos de Estação sagrou-se campeão distrital com 21 pontos de diferença para o segundo classificado, o Penedono, mostrando claramente a falta de competetividade que ainda existe nesta associação. No entanto, Unidos Estação continua a apostar forte no feminino e para poder vir a ter ainda melhores prestações na Taça Nacional e quem sabe pertencer ao leque de equipas a participar num campeonato nacional na época 13/14, se este for concretizado.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

AF PORTO: PISKO EM ENTREVISTA


Pisko, tem sido notória uma elevada melhoria da qualidade das jogadoras portuguesas de futsal. Mesmo sem campeonatos com quadros muito competitivos, a Selecção Nacional A tem alcançado excelentes resultados nos últimos tempos. Tu tens participado em todo esse sucesso e tens, já, um percurso notável no futsal da AFPorto e da FPF.

Quando falas com as tuas colegas na Selecção qual é a opinião delas sobre a qualidade dos campeonatos das várias associações?
Pisko - Como é notório, existem associações com campeonatos femininos onde a sua qualidade e competitividade tem vindo a crescer. Nestes últimos anos, não são apenas os campeonatos de Porto de Lisboa que se destacam. Associações como a de Braga, Coimbra, Leiria e até mesmo Aveiro têm vindo a trabalhar no sentido de encurtar distância para as mais competitivas, prova disso são as campeãs desses mesmos distritos que na disputa da taça nacional conseguem resultados muito bons e criando dificuldades a todas as equipas.

 Da minha parte, como represento neste momento os Restauradores Avintenses, equipa da AF Porto creio que a competitividade neste distrito tem vindo a diminuir o que me entristece bastante. A nossa região tem bastante tradição no futsal e por isso acho que deve haver um esforço por parte de todos para que o trabalho de algumas equipas tenha mais qualidade. Só assim pudemos aumentar a competitividade no distrito e aumentar o nosso rendimento. Pode parecer difícil mas existem equipas de jogam exactamente da mesma forma de há uns 10 anos atrás, não se evidencia qualquer evolução quer das atletas quer do modelo de jogo em si.

Como é que se motivam para chegar em bom nível aos grandes palcos? 
Pisko - Na selecção a motivação existe sempre. Estarmos entre as melhores e representarmos o nosso país é o sonho de qualquer atleta. As competições a nível de selecções não são tão frequentes e por isso não é todos os dias que somos as eleitas do seleccionador para estarmos presentes. Além disso estar entre as melhores e jogar contra as melhores selecções é o melhor estímulo que se pode ter.


Uma vez anunciado a criação do Campeonato Nacional, em que medida este pode contribuir para a melhoria da qualidade dos resultados da Selecção Nacional e se com a melhoria competitiva do Campeonato poderemos, assim, pensar em conseguir a títulos internacionais com a nossa Selecção? 
Pisko - Um campeonato nacional vai fazer com que todos os fins de semana se disputem jogos à partida mais difíceis que os do distritais, ou seja, vamos estar um ano a competir com as melhores equipas e não apenas 2 meses. Todos os clubes que disputarem o campeonato nacional vão certamente lutar para alcançar esse mesmo título e para isso terão de aumentar a sua qualidade de jogo. 

Cada jogo disputado será muito importante para as contas finais e por isso não haverá um certo desleixo que, quer queiram quer não, acaba sempre por existir quando não temos jogos atractivos e disputados no distrital. Assim sendo, estão criadas condições para que tanto as equipas como as respectivas atletas consigam evoluir tornando-se mais competentes e superando determinados factores que ainda nos deixam em desvantagem quando competimos com Espanha e Brasil. Se mesmo agora não existindo um campeonato nacional podemos competir com elas na disputa de qualquer título, então num futuro próximo estão reunidas todas as condições para sermos sempre candidatas a todos os títulos internacionais.

 

Quais são as tuas expectativas para o Futsal Português nos próximos anos, tendo em conta esta onda positiva que se vive com esta nova direcção da FPF? 
Pisko - Esta nova direcção já mostrou que quer definitivamente colocar o futsal português num patamar mais alto.  Não podemos exigir tudo ao mesmo tempo, é preciso criar condições sustentáveis para um crescimento da modalidade sobretudo no feminino. Daqui a uns anos prevejo um aumento do numero de atletas e inclusive, um crescimento da qualidade praticada.


E por último, gostaríamos de saber quais os teus objectivos para a próxima época?
Pisko - Como sempre, trabalho para grandes conquistas. Nem sempre é possível conseguir tudo a que nos propomos mas passo a passo tudo se torna mais fácil. A nível de clubes pretendo ser novamente campeã distrital para estar presente na Taça Nacional. Caso isso aconteça, é preciso trabalhar ainda mais para alcançar o título nacional. A nível de selecções pretendo continuar a ser presença constante nas eleitas de Jorge Braz e competir de forma a conseguir também um título a nível de selecções. Acho que o futsal feminino merece uma conquista de uma grande competição internacional.