quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

AF ALGARVE: ANTEVISÃO DA 7ª JORNADA




Esta 7ª jornada do Campeonato Distrital dá início com o jogo em que a equipa de Lagos recebe em sua casa a equipa do Centro de Alte. Ambas as equipas tentam fugir dos últimos lugares da tabela e tudo vão fazer para conquistarem os três pontos. Será um jogo equilibrado em que o vencedor é imprevisível.

À mesma hora, os Machados recebem o CD Montenegro e apesar de irem defrontar uma equipa que se tem apresentado mais consistente, sabem do seu valor e o único resultado que interessa, é 
a vitória.

No terceiro e último jogo da jornada, é a vez da equipa Che-Lagoense receber o líder e campeão em título, Padernense. Será uma missão bastante difícil, mas apesar da pesada derrota que a equipa de Lagoa sofreu na primeira volta, é uma formação forte e combativa que vai tentar jogar o jogo pelo jogo e não vai querer deixar fugir o segundo classificado. Será que se vão verificar alterações na tabela? Certamente que será uma jornada emotiva e interessante!

Colaboradora: Ana Maria


AF PORTO: ANTEVISÃO DA 23º JORNADA


A 23º Jornada se destaca por vários jogos complicados para os primeiros classificados e seguramente pela confirmação das campeãs, por esse motivo é complicado escolher um jogo da jornada.



As actuais líderes do campeonato, recebem na sua casa a complicada equipa do São Romão, que depois do mau resultado do fim de semana passado, farão todo o possível para adiar a celebração do campeonato do Restauradores Avitenses, e sagrar-se assim Tetra-Campeãs  frente à sua massa associativa.



A luta pelo segundo lugar continua ao rubro perante a possibilidade de poderem aproveitar a vaga para o nacional em caso duma desistência. Tendo isto em conta, o ACD Mindelo recebera na sua casa as Esc. Arreigada. Uma equipa que se destaca pela sua garra e entrega em todos seus jogos e que fará o possível para continuar com os bons resultados e levar os três pontos para casa.

O Salvador de Campo, se deslocará a Alfena, ao sempre campo complicado do AC Alfenense. Será um jogo muito disputado entre duas equipas que darão todo por ganhar. O Salvador de Campo para continuar com a pressão e disputa pelo 2º lugar e o Alfenense para continuar na 5ª posição da tabela classificativa.


As Esc. Gondomar tem o jogo mais acessível das primeiras classificadas, já que receberá, na sua casa, a equipa de Paços Ferreira, ACD Penamaior que dificilmente conseguira dar a surpresa.

O GD Covelas, terá outro jogo equilibrado perante Amigos de Corim, que tem subido de forma nesta parte final do campeonato tendo sempre jogos com muitos golos e disputados até os últimos segundos.

As equipas de Paróquia de Carvalhosa e CJ Malta, ficaram a descansar pelo calendário à espera de ver as suas directas adversarias falharem.

Com uma jornada cheia de jogos disputadissimos e estando na recta final, queremos convidar aos aficionados do bom futsal para se deslocarem e passarem um bom momento apoiando as suas equipas e fazendo-se participes da emoção deste campeonato.

 Colaboradora: Amaia Galarraga

TAÇA DAS NAÇÕES COM DATA MARCADA


Aqui fica o cartaz da competição internacional de futsal com mais prestígio em Portugal e no Mundo. No ano passado estiveram presentes equipas como o Unochapecó Female Futsal do Brasil, o Atlético de Madrid da Espanha, Roerdalen da Holanda, Restauradores Avintenses da AF porto, Novasemente da AF Aveiro, ACD Castanheira da AF Viana do Castelo. Inscreva a sua equipa e tenha uma experiencia unica no futsal!

FUTSAL ITALIANO: REAL STATE NA LIDERANÇA


Em Itália o campeonato nacional divide-se em duas séries. A série A e a série B e neste momento o Real State lidera a série B. Mais abaixo fique com o video da ultima partida desta equipa de futsal no feminino em Itália.

Real State na liderança da série B.


FUTSAL ESPANHOL: ATLÉTICO MADRID NA LIDERANÇA

Atlético Madrid Navalcarnero continua na liderança.


Universidade de Alicante perdeu pela diferença minina perante o lider sem a referencia na equipa, a portuguesa Sofia Vieira.


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

AF ALGARVE: PADERNENSE NA LIDERANÇA





Padernense após a goleada frente ao Lagos, mantém-se líder do campeonato, e a apenas 6 pontos do tetra campeonato. A equipa dos Machados, foi a casa do Centro de Alte conquistar uma vitória por 3-1 e mantém o segundo lugar na classificação, com menos cinco pontos que o líder Padernense. Em terceiro lugar segue a Che-Lagoense, ao ter vencido por 2-1 a equipa do Montenegro na deslocação a Estoi. Seguida pelo Lagos, Centro de Alte e Montenegro, respetivamente, que saíram derrotadas dos seus jogos, contra os respetivos primeiros três lugares da tabela.

Colaboradora: Ana Maria


AF ÉVORA: JUVENTUDE DE ÉVORA CAMPEÃ DISTRITAL





A equipa de Séniores Femininos do Juventude Sport Clube conquistou hoje o Tetracampeonato Distrital da A. F. de Évora e demonstraram mais uma vez, a sua grande supremacia no futsal feminino eborense nos últimos anos.
Mesmo antes de entrar para o encontro de domingo, as juventudistas já tinham o título em seu poder, devido à surpreendente derrota do Almansor F. C., no seu recinto, diante do Portalegrense 1925. Mesmo assim, as campeãs entraram decididas e conseguiram a 16ª vitória em 16 jogos, com mais uma goleada por 7 a 1 no reduto do G. D. Pavia.
Com 178 golos marcados e apenas 14 sofridos, as pupilas do mister Luís Papança vão agora aproveitar os 2 jogos em falta, para terminarem a prova, mais uma vez, 100% invictas e prepararem-se adequadamente para uma grande prestação na Taça Nacional.
Mas antes daquele evento, as eborenses ainda estaão empenhadas na conquista de mais uma Taça Distrital, onde já estão nas Meias Finais e onde vão encontrar defrontar, precisamente a sua adversária de domingo. Já com poucos adjectivos para imputar a esta formação, resta-nos felicitar toda a estrutura do Juventude S. C., por mais um brilhante êxito desportivo.



PEDRO SILVA EM ARTIGO: É URGENTE MUDAR!

Pedro Silva, treinador do ACD Mindelo em artigo


Numa altura em que se fala bastante sobre as alterações nos quadros competitivos nacionais, creio que urge, neste momento, falar sobre uma profunda alteração na organização dos nos quadros competitivos distritais, o que na minha opinião, se traduzirá num aumento da competitividade, da motivação e acima de tudo, da qualidade.
Neste momento, os campeonatos femininos da AF Porto estão divididos em 2 divisões, contabilizando 12 equipas na 1ª Divisão e 8 equipas na 2ª divisão, jogando-se a 2 voltas e os primeiros classificados no final das mesmas são designados os campeões distritais.
Tendo em conta o panorama actual, creio que esta organização não é a que melhor defende os interesses do futsal feminino na AF Porto, pois proporciona grandes desequilíbrios competitivos, motivacionais e qualitativos, levando a que o mesmo se torne pouco atractivo.

Tendo isto em conta, a minha sugestão é a seguinte:
Acabar com a 2ª divisão e criar apenas a 1ª divisão, mas dividida por séries, tal como acontece na AF Braga, existindo um campeonato a 2 voltas, sendo que os primeiros 4 classificados de cada grupo, qualificar-se-iam para uma fase final (Play off) e lutariam num campeonato entre si para decidir o campeão distrital e representante da AFP na Taça Nacional. As restantes equipas, disputariam o Play Out, também através do mesmo sistema de campeonato a 2 voltas, sendo que o vencedor ganharia um título (a competição poder-se-ía denominar por exemplo: Taça Extraordinária AFP).

Com este sistema creio que haverá as seguintes vantagens, relativamente à estrutura actual:
 Económica:
As séries seriam organizadas por ordem geográfica, o que traduzir-se-ia em deslocações menores, e obviamente menos custos.
Competitiva:
A existência de um Play off, faria com que existissem um maior número de jogos com um níveis de dificuldade superior, pois com as 8 melhores equipas a jogarem entre si proporcionariam uma maior exigência a todos os intervenientes do jogo (treinadores, atletas, árbitros, etc), traduzindo-se obviamente num aumento de qualidade na modalidade, além de que, quanto mais competitividade houver, mais preparadas estarão as equipas que depois seguirão para a Taça Nacional em representação da nossa Associação.
Além disso, esta formula também ajudaria a que existisse um maior equilíbrio nas equipas que forem ao Play Out, visto que assim também poderiam competir por um título, com equipas do “seu” campeonato, levando a que houvesse competição até ao final da época, mas alicerçada numa evolução gradual e sustentada, ideal para equipas jovens ou mais limitadas, que desta forma poderiam crescer com competitividade, mas com paciência e organização.

AF BRAGA: VERMOIM IMPARÁVEL


Em Braga a 5ª jornada da Fase Final de Apuramento de Campeão as “Alvarinhas” receberam as campeãs nacionais e como se previa iam ter um jogo difícil. A equipa líder goleou as fafenses por 2-14.

A equipa da A. R. J. Mogege, sem Nuskinha que havia sido expulsa no jogo com as campeãs nacionais, recebeu as pupilas de Ana Fernandes e venceu por 3-1.

Já a equipa de Nuno Rodrigues deslocou-se a Barcelos para defrontar o C. D. Juventude S. Pedro. As duas equipas procuravam a primeira vitória, mas a equipa de Barcelos levou a melhor e venceu por 3-1.

Mélissa da A. R. J. Mogege continua a liderar a tabela de goleadoras da Fase Final de Apuramento de Campeão.

Colaboradora: Vera Gonçalves

AF BRAGA: LÍDER SUPEROU HISTÓRICO


A 4ª jornada da Prova Extraordinária colocou frente a frente as duas equipas que ainda não tinham pontuado nesta prova. Na receção à equipa do G. D. R. Esporões, as meninas de Vizela impuseram-se e venceram por 8-4.

A equipa de Celorico de Basto não quer descolar do líder da prova, e frente às comandadas de José Rodrigues que andam em maré de azar, conseguiram vencer por 2-1.

O C. D. C. Priscos recebeu o histórico S. C. Maria da Fonte e mostrou o porquê de ser o líder da prova, pois venceu por 4-2.
Nani do C. D. C. Priscos continua a liderar a tabela de goleadoras da Prova Extraordinária.


Colaboradora: Vera Gonçalves

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

AF VIANA DO CASTELO: SANTA LUZIA RETOMA LIDERANÇA DO CAMPEONATO

Santa Luzia assume novamente a liderança


E eis que volvidas 14 jornadas, ainda, não encontramos campeão em Viana do Castelo. Um dos factores chave para este desenrolar de campeonato frenético, deve-se ao equilibrio existente entre as equipas candidatas ao título, que jornada após jornada, mantém acesas as hipóteses da conquisa do septro distrital.

ACD Castanheira derrota ex. lider Esc Monsserrate 

No grande jogo da jornada, o ex. líder Esc. Monsserrate deslocou-se a Paredes de Coura com o objectivo de manter a liderança e “arrumar” as meninas do Castanheira das contas do título. Foi um jogo de grandes emoções, pois o Castanheira precisava de um resultado superior a 3 golos para continuar a sonhar com o 1º lugar. Para os mais atentos, este resultado parecia quase impossível de alcançar, uma vez que do outro lado se encontrava uma equipa com as mesmas aspirações e, que o Castanheira ainda não tinha ganho nesta temporada. Desengane-se quem pensava assim. O Castanheira  entrou disposto a quebrar tudo o que se dizia e num jogo perfeito das meninas de Paredes de Coura, eis que o resultado sorriu com um 6-0 final. Esc. Monsserrate nada pode fazer contra a superioridade de um gigante Castanheira. Um resultado mais que justo que premeia a melhor equipa em campo a todos os níveis e que merece por parte do magiadofutsal um destaque positivo ao seu colectivo. Destaque positivo também para as duas claques, que nunca se cansaram de incentivar as suas pupilas e para a jogadora Sandra Leite (Esc. Monsserrate) que mesmo estando a perder, nunca atirou a toalha oa chão.

Sabedoras já do resultado oriundo do jogo destaque da semana, o Santa Luzia não se sentiu pressionada e aplicou uma pesada derrota à jovem equipa do ARA. 7-0 foi o resultado final, que coloca as meninas do mister Miguel Passos na liderança do campeonato, dependendo, estas, de si próprias para levar o título distrital pela primeira vez para casa. Um jogo de sentido único.

Soutelence goleou a equipa do Deucriste

Outro dos candidatos ao título, embora com muitas contas para fazer, o Soutelense foi a Deão golear o Deucriste por 15-1. As puplias de Marlene Laúndos encontram-se numa excelente forma, pulverizando as suas adversárias. Digamos que a pontaria está certeira para os lados de Soutelo. Um trabalho de destaque por parte da equipa técnica que merece por parte do magiadofutsal um destaque positivo.
ARCAS Futsal foi a Fontão defender o seu honroso 5º lugar e aplicar uma derrota à equipa da casa. 4-2 foi o resultado final e premeia o trabalho existente na equipa de Arcos de Valdevez.
Zona Fut foi ao reduto do Cerveira para vencer por 2-0 e, assim, acabar com as dúvidas acerca do último classificado da prova.
Uma boa jornada de futsal para aqueles que seguem esta modalidade...


Colaborador: André Rodrigues

AF COIMBRA: CD OURENTÃ CONTINUA NA LIDERANÇA

Vilaverdense após jogo dificil na jornada anterior vence tranquilamente o Santa Clara.

CD Ourentã continua a liderar a tabela classificativa.


Na AF Coimbra a luta pelo título distrital continua ao rubro e neste momento qualquer das equipas CD Ourentã e Vilaverdense podem ser campeãs! Nesta jornada ambas venceram confortavelmente preparando-se já para a próxima jornada! Um verdadeiro duelo de titãs entre o Vilaverdense e o CD Ourentã. Recorde-se que ao Vilaverdense apenas a vitória importa e com diferença mínima de dois golos. Será o Vilaverdense capaz de ultrapassar esta desvantagem na sua casa? Como no futsal de alto nível tudo é possível, só nos  resta esperar pelo próximo fim de semana para descobrir qual o próximo campeão distrital da AF Coimbra, Divisão de Honra.

AF GUARDA: GUARDA UNIDA A UMA VITÓRIA DO TÍTULO




Na jornada deste fim-de-semana não houve surpresas, a equipa líder da tabela classificativa venceu o seu adversário por sete bolas a duas em casa do Pinhelenses. Desta forma ficou apenas a uma vitória de se sagrar vencedora deste campeonato de Futsal Feminino da Associação de Futebol da Guarda.

No jogo em atraso que se disputou na ultima sexta-feira, o Paços da Serra levou de vencida a equipa da casa o Seia por três bolas a uma e com este resultado praticamente entregou o título ao Guarda Unida.

O jogo entre o Manteigas vs Seia foi adiado para a próxima quarta-feira e é um jogo que apenas pode definir quem vai ficar em segundo lugar, visto que só uma catástrofe o Guarda Unida na próxima jornada frente ao Manteigas não consegue vencer o título, visto que esta equipa ocupa a ultima posição da tabela classificativa sem saber ainda o sabor da vitória.

Colaborador: Miguel Machado