sábado, 3 de novembro de 2012

ENTREVISTA: INTERNACIONAL ESPANHOLA SARA ITURRIAGA

Orvina 2012/2013

Em primeiro quero agradecer à Sara pela simpatia e prontidão mostrada para nossa entrevista. Fiquem então a conhecer Sara, que joga desde os 11 anos de idade e que época passada se tornou campeã nacional ao serviço do Futsi Atlético Madrid e que agora representa o CD Orvina, equipa que está atualmente na 4ª posição do campeonato.

Quem é Sara Iturriaga, fale-nos um pouco de ti e do teu percurso no futsal.
Sou uma desportista de 27 anos, oriunda de Rioja, mas tive de ir para Madrid viver e estudar. Sou Licenciada em CCAFYD e diplomada em Mestre em Educação Física. Atualmente estou a tirar o Master em Gestão e Direcção de entidades Desportivas. Sou uma pessoa muito familiar e que adora o desporto em si, não só o futsal. Jogadora do C.D. Orvina e internacional da Selecção Espanhola. Levo dois meses a viver em Pamplona depois de ter passado os últimos nove em Madrid, tendo jogado no Móstoles, Pinto e Futsi Atlético de Madrid. Já joguei cinco campeonatos de Espanha com a Selecção de Madrid e ganhei os cinco, ganhei 2 Europeus de Futbol 7 com a Universidade e diversos campeonatos Universitários.

CD Orvina 12/13

Como nasceu tua paixão pelo futsal?
Com os meus colegas de turma e com meu pai, que me levava desde muito pequena a chutar a bola para a baliza. Aos 11 anos formou parte da minha primeira equipa e desde esse momento nunca mais saí deste desporto.

O que representa o futsal na tua vida?
Nestes momentos representa a minha vida porque me proporciona uma casa, um ordenado e porque passo maior tempo do dia com as minhas colegas de equipa, portanto, nos dias de hoje significa a minha vida. Mas tento sempre desconectar e distrair-me um bocado com minha família, amigos e outros desportos, sem esquecer os estudos e o trabalho, que esta relacionado com o futsal.

 Ao serviço da Selecção Espanhola 

Teu atual clube é o Orvina, fala-nos um pouco dele...
É um clube que me esta surpreender pela positiva, um clube muito familiar que esta crescendo a passos gigantes e que espera ser este o ano para dar o grande salto de qualidade. A direccção é muito agradavel, Leandro, ex-jogador e actual treinador é grande conhecedor deste desporto e tem-nos ensinado diariamente. Temos treinador de guarda redes e o preparador físico que são atentos, cuidadosos e muito humildes que nos dão as melhores condições. O grupo humano que nos completa é perfeito, qualidade, muita humanidade, atenciosos, trabalhadores e cima de tudo competitivas o que fará que tenhamos um bom ano com certeza.

Quais são os objetivos a nível de grupo e nível individual?
Como grupo é ir ganhando jogo a jogo com o  objetivo final de entrar na Taça, só jogam as 8 primeiras equipas do campeonato nacional, temos de consolidar a equipa a cada treino, cada jogo para que o nosso nível aumente. A nível individual o primeiro é recuperar-me da minha pequena lesão. Continuar aprendendo, crescendo, melhorar a minha forma física para poder dar o máximo à minha equipa e ser seleccionada para representar a Selecção Espanhola.

Sara representando o Futsi Atlético Madrid

Como te defines como jogadora?
Sou muito auto-exigente, muito competitiva e lutadora até ao fim. Tenho potência e força, sou esquerdinha o que acho que é um privilegio e dom da vida, pois é algo que nos distingue. Melhorei imenso tacticamente estes últimos anos graças a grandes treinadores e minhas colegas ao longo das épocas.

Nestes momentos estas lesionada, como sucedeu a tua lesão e como esta correr a recuperação?
Foi na 3ª jornada do campeonato, uma entrada mais dura de uma jogadora na parte superior do joelho direito me provocou uma entorce no ligamento lateral interno. Esta sendo uma recuperação dolorosa e lenta, gostaria que existisse uma poção mágica que num dia tivesse recuperada. Sou muito irriquieta e espero estar a treinar com o grupo em breve e poder dar meu melhor.

Capitã da Seleção Espanhola no Mundial Universitário 12'- Braga.

Já ganhaste o campeonato espanhol com o Futsi Atético de Madrid, qual foi a sensação?
Foi uma sensação incrível de felicidade, alegria e satisfação da culminação do trabalho de toda uma época. Tanto a nível indivudual como de grupo, este ano passaram algumas coisas e queriamos mostrar realmente o nosso valor, mostrar que eramos uma guerreiras, campeãs e lutadoras. É uma equipaça e um grupo muito bom. O treinador atual ajudou-nos muito e a equipa teve a real noção do seu valor.

Depois de ganhar o campeonato, o que foi que te fez mudar de equipa?
Levava alguns anos a pensar em voltar para casa, a Rioja, pois levava 9 anos em Madrid e as saudades já eram muitas. Perdi muita coisa da minha família e preciso de estar um ano perto deles no minimo. Depois o projecto Orvina encantou-me e isto foi mais um empurrão para vir para cá e retornar para perto da família.

Alguma vez pensas-te em jogar em outro país? Se fosses qual seria?
Sim, no 2005 estive quase a ir aos Estados Unidos com uma bolsa desportiva, mas pelos estudos e a família acabei por ficar. Este verão, chegou-me uma proposta de Italia, mas também recusei pelos mesmos motivos. Mas sei que experimentar outro campeonato, os que mais me motivam são Italia e Inglaterra, Londres mais concretamente.


Qual foi o treinador que mais te marcou?
Pedro Abad, foi meu treinador de formação desde meus 11 anos até os 18 é o que esteve mais perto de mim sempre. Pulido, pois no meu último ano em Madrid me ensino o valor de trabalhar e ultrapassar as dificuldades, apoio-me numa etapa muito dura. Não me posso esquecer dos Seleccionadores como Raul  que me fez crescer muito e me apresentou a Cesar e Carlos que foram como meus pais em Madrid... todos e cada um deles algo me ensinaram algo.

Alicia Morrell esteve sempre com a seleção espanhola despedindo-se do futsal no Torneio Mundial 10'- Espanha. Agora faz parte dos quadros técnicos da Federação Espanhola de Futebol acompanhando o futsal feminino.

Jogadora que te tenha marcado?
Sim, Marga, uma jogadora Riojana que saíu antes de mim para Madrid e segui os seus passos, acho que ela me deu energias para a seguir. Como jogadora Mamen, ou Alicia Morell pois sempre foram minhas referências.


Como te sentes ao ser a única jogadora do futsal Espanhol no Feminino a ser patrocinada pela Joma?
Sinto-me uma privilegiada pelo jeito como eles me tratam. Para mim são uma das melhores marcas a nível de material desportivo nomeadamente sapatilhas de futsal que ficam como uma luva nos nossos pés. Aos poucos é uma marca que esta expandindo-se e ganhando nome, o que é muito bom.

A crise está instalada em toda a Europa, achas que pode influenciar no futsal Espanhol? Sentes alguma diferença?
Já se nota à alguns anos, no desporto nota-se rápido já que as poucas ajudas económicas que vem de pequenos comércios chegam mais tarde e em menor quantidade.

Sara fez parte do '5 ideal' no Mundial Universitário 12', em Braga, Portugal.

Como foi a sua estreia com a selecção?
Foi em Março do 2009 e não estava mesmo a espera pois nem comentarios no ar andavam e foi uma noticia muito celebrada. Debutei num jogo amigavel contra Holanda em na ciudade de futebol( Las Rozas, Madrid) e foram momentos muito emotivos por várias circustancias da minha vida e o reconhecimento a anos de trabalho que quis compartor com minha familia,amogos, treinadore e colegas de equipa.

  Estreia com a Selecção Espanhola.

O que significa para ti vestir a camisola da Selecção Espanhola e que jogadoras destacas?
Significa a recompensa do trabalho de grupo com as minhas equipas e a recompensa ao esforço realizado. Depois de muito esforço, superação individual, sacrificio de muitas coisas ( amigos, festas, viagens...) em troca do futsal... significa poder continuar a crescer, que confiam em mim e que represento o País, o futsal feminino... acima de tudo me sinto feliz pois faço o que mais gosto.

Como jogadora da Selecção Espanhola, quais achas que são os melhores torneios organizados?
Este ano pude disfrutar do Mundial Universitário em Braga e gostei muito da organização, fomos muito bem recebidas e cuidadas.

Os dérbis ibéricos são sempre muitos emotivos, tem alguma conotação sentimental para ti?
Cada partida para mim é muito disputada, sou muito competitiva mas sim, é verdade que contra Portugal, desde o II Mundial Madrid, que nos eliminaram nas meias finais, à uma certa rivalidade, mas é sã e até engraçada. Voltamos a enfrentar-nos no Brasil e Braga e são sempre jogos muito disputados e bonitos de se ver.

Sara a representar a Seleção Universitária, contra Portugal em Braga.

Várias atletas portuguesas nestes últimos anos foram jogar para a liga espanhola, o que achas do contributo delas?
Tudo o que seja benéfico para a difusão do desporto e a felicidade pessoal de cada jogadora me parece perfeito. Conhecem sítios novos, culturas... o nível aumenta quanto mais nos mexemos.

O que pensa do nível da Selecção Portuguesa?
É uma das melhores seleções junto com Brasil e Espanha. Um grupo muito trabalhador, muito unido e isso é muito importante no nível de jogo deles.

Destaca alguma jogadora Portuguesa?
Sofia Vieira, pois é amiga minha e muito boa colega de equipa.  Tive a sorte de dividir o balneário com ela e na quadra  tive muitos e bons momentos com ela.

Vice campeã do Mundial 2011

O que esperas do Mundial que vai acontecer em Portugal ao fim do ano?
Que continue a crescer o nível das selecções e que possamos conseguir maior difusão dos meios de comunicação para assim chamar mais patrocinadores e também maior público para as bancadas. Claro que espero que Espanha ganhe, pois no último Mundial ficamos a 36 segundos disso.

Quais são as tuas espectativas individuais e da Selecção?
A nível individual meu objetivo é ser seleccionada para poder disputar o mundial e depois disso dar o máximo ao grupo. A nível coletivo que a Selecção ganhe o mundial.

As plataformas de maior divulgação do futsal tem sido os blogues das equipas e blogue de futsal, que achas disto?
Acho muito bem que as equipas se reflitam nas páginas dos blogues, pois quanto maior for a divulgação maior será a visibilidade...Fica mais fácil estar tudo numa página e o blogue facilita o acesso à informação.

Por útlimo, quer deixar umas palavras para os seguidores do Magiadofutsal?
Em primeiro, quero-vos felicitar pelo vosso trabalho, pois ajudais o futsal feminino e um muito obrigado pela divulgação do mesmo. Em segundo, quero dar animo a todos os colaboradores e que continuem a trabalhar para cada vez mais dar a conhecer este desporto e assim continuar a disfrutar de um blogue como o vosso.


Curiosidades sobre Sara
Bebida favorita:  Aquarius de Limão
Comida predileta: Paella do meu Pai e qualquier invenção da minhã irmã 
Sobremesa favorita: Tarte de queijo
Uma música:  A mi Manera - Siempre Así
Um filme: A vida é bela
Um defeito: Muito cabeça dura
Uma qualidade: a exigencia comigo e com os outros
Filosofía da vida: Seguir crescendo e aprendendo cada dia, em todos os ambitos possíveis
Jogador(a) de referência:  Jordi Torras
Numero de eleição:  4
Desporto de eleição: Fútsal principalmente mas no tempo livre Snowboard y Mountain Bike.
Algum ritual antes dos jogos:  Tomo pequeno almoço muito cedo, dou um passeio e alongo pela manhã, como pasta com oleo e nozes, bebo chã vermelho e de maça, ponho a roupa de aquecimento e de jogo pela mesma ordem e bebo um golinho de água e por a garrafa ao pé do banco.

Colaboradora: Amaia Galarraga

Sem comentários:

Enviar um comentário