segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ENTREVISTA: INTERNACIONAL BRASILEIRA DIANA SANTOS

O magiadofutsal conversou com Diana Santos, a jovem de 20 anos que joga ao serviço do Barateiro Futsal , clube que disputa hoje a primeira mão da final da Liga Brasil Feminina contra o todo poderoso Unochapecó. Fiquem então com a entrevista desta jovem promessa do futsal brasileiro feminino.



Nome e Idade? Diana Santos, 20 anos.

Quem é Diana? Uma pessoa alegre, de bem com a vida, que gosta de estar com a família, em boa companhia de amigos, determinada, que batalha por seus objetivos e ama o que faz.

Fala-nos um pouco do teu percurso desportivo... Desde sempre joguei na minha cidade natal Caxias do Sul/Rs no Brasil, em 2006 e 2007 joguei emprestada para O Barateiro Futsal, minha atual equipe, em 2008 fui fazer teste no Kindermann e fiquei até 2009 e depois em 2010 resolvi voltar para O Barateiro onde estou até hoje.

Desde quando praticas o futsal e porquê o futsal? O futebol em si sempre foi o esporte que me chamou a atenção, o amor por quem joga, a emoção, a adrenalina, as probabilidades de uma partida, tudo isso é muito intrigante, uma coisa inexplicável só quem joga e tem amor sabe o que é. Jogo desde pequena quando tinha mais ou menos 7 anos; mas de auto nível desde 2008.



Como iniciou essa  paixão pelo futsal? Todos da minha família jogavam futebol meu pai, minha mãe, meu avô, meu irmão, e eu gostava de assistir na televisão também, comecei jogando na rua com os vizinhos, depois foi na escola. Percebi que levava jeito pra coisa e minha mãe me coloco numa escolinha de futebol de campo e logo depois parti para as quadras. Minha família sempre me apoiou e isso foi fundamental.


O que representa o futsal para ti? Hoje o futsal é minha vida. É tudo para mim. Não consigo resumir o que ele representa. Mas é o que sei fazer de melhor, é o que eu amo fazer!

Fala-nos um pouco da tua equipa.. Minha equipe hoje é composta por 23 atletas, que é dividida em sub-17, sub-20 e adulto; O treinador Esquerda, preparador físico Nei, a supervisora Caroline e a chefe e dona do time Daniela.

Quantas vezes treinas por semana? De segunda a sexta, as vezes nos sábados também.


Consideraste uma jogadora profissional ou ainda não vives apenas do futsal? Atualmente vivo apenas do futsal e estudo. Não tenho tempo e nem vejo necessidade de fazer outra coisa além disso.

Como classificas o futsal no Brasil? O melhor sem dúvidas. As (os) melhores jogadores de futsal são do Brasil.

Achas que ainda existe preconceito em torno desta modalidade no feminino? Hoje em dia diminuiu bastante, mas ainda existe sim o preconceito que a mulher não pode jogar bola.

A nível de divulgação, achas que o Brasil está no caminho certo ou ainda tem algum percurso a percorrer? O apoio sempre é bem vindo, mas creio que a mídia poderia sim divulgar mais o futsal tanto feminino e masculino.


Recentemente foste chamada para o estágio de preparação com vista ao Torneio Mundial em Portugal... como te sentes por estares integrada nessa lista? Não tenho palavras para definir este sentimento, por que é um sonho que estou realizando e com certeza estou muito feliz por fazer parte dessa equipe e poder estar junto com o grupo defendendo nosso país e o título. É maravilhoso demais.

 Como achas que te vais sentir quando vestires o equipamento canarinho? Alegria acima de tudo, mas também o frio na barriga, o coração acelerado, a responsabilidade de fazer muito melhor que venho desempenhando no meu clube. Uma mistura de sensações que não tem como definir.

Seguiste o percurso da  seleção nos últimos dois mundiais ou vai ser tudo novidade para ti? Vai ser tudo novidade para mim, pois é a primeira vez que sou convocada. Mas acompanhei os jogos e resultados das meninas.


Quais são os teus objetivos pessoais e coletivos nesta seleção? Estar na seleção já é um dos meus objetivos. Primeiramente quero dar meu máximo, poder ajudar a equipe da melhor maneira possível e não apenas compor a mesma ou ser mais uma; com certeza vamos trabalhar duro, nos dedicar para lá na frente os resultados aparecerem e em consequência disso tudo o título nós alcançarmos.

No ultimo Torneio Mundial ficaram em 1º lugar...e agora em Dezembro? Vamos com toda força em busca desse tricampeonato, por que queremos ser campeãs e algumas tricampeãs. O grupo está muito forte e tem excelentes jogadoras.

Queres deixar uma palavra a todas as jogadoras que estão a iniciar a prática do futsal? Sonhar alto, não desistir dos sonhos, batalhar por eles. Quem acredita sempre alcança. O trabalho e o caminho são árduos, mas tudo passa a dor, o cansaço, as lesões. Quando você realiza um de seus sonhos e olha para trás e passa um filme na cabeça de tudo o que tu passo para estar ali, e inexplicável a felicidade e sensação de trabalho cumprido, tudo isso não tem dinheiro no mundo que pague.

Por último, quer deixar uma palavra a todos os que acompanham o magiadofutsal? Continuem apoiando e acompanhando o trabalho maravilhoso que é feito no futsal feminino.


Sem comentários:

Enviar um comentário