domingo, 16 de setembro de 2012

MAGIADOFUTSAL: O TEU JOGO! A TUA VOZ! HOJE E SEMPRE!



Dois meses ausente perante este blog, devido a questões profissionais, no entanto, tenho algumas palavras a dizer a todos aqueles que continuam a apostar e a visitar o magiadofutsal, já que estou de novo de regresso. 

Em primeiro lugar, quero agradecer a todos os colaboradores que dia após dia dispendem do seu tempo pessoal para que de alguma forma a informação do seu distrito e suas respetivas equipas possam chegar a Portugal inteiro. Sei bem, que por vezes não é fácil dar a cara pelas causas que acreditamos, mas também sei que não existe melhor sensação do que adorar o trabalho que fazemos. A TODOS vocês, OBRIGADA pela vossa ajuda na manutenção deste blog dedicado exclusivamente ao futsal feminino.

Clube Futsal agora extinto.

Em segundo lugar, quero agradecer a todas as parcerias que fizemos ao longo deste ano de existencia do blog, falo do Clube Futsal (agora extinto), Futsal-porto-distrital.com ( blog dedicado a todo o futsal do distrito do Porto na pessoa do Sr Artur), Luzir Freestyle Spirit ( fotógrafa que faz da foto a sua arte) , Casulo Designs, ( através de Rubem, criador do logotipo magiadofutsal) e Cine31 que nos permitiu as variadas imagens que este blog teve ao longo dos tempos. A TODOS eles o meu OBRIGADA.

Em terceiro lugar, mas não em último ficam as palavras de carinho e agradecimento às JOGADORAS de futsal, pois elas fizeram deste blog um dos melhores do País no que diz respeito à divulgação do Futsal Feminino. Por vezes fico 'assustada' com a magnitude que este blog tomou, atletas, treinadores e diretores, todos eles visitam as nossas páginas, mas esta magnitude sempre foi objetivo desde o momento que pensei na criação do mesmo, pois, na minha mente, na altura, surgia apenas um pensamento,  'mais de 4000 atletas precisam de uma só voz, e estas podem tê-la no magiadofutsal'. E assim foi.

As horas que perdi em frente ao meu Mac de 24'' ( maldito dia em que o recebi) não as posso contabilizar, pois foram centenas de senão milhares de horas, no entanto, nunca em tempo algum senti esse tempo mal utilizado ou mal aproveitado. O futsal no feminino é uma causa ( e vai ser durante muitos anos, infelizmente) e lutar por essa causa faz todo o sentido na minha mente e no meu coração. 
A festejar um golo marcado na Taça Nacional com a restante equipa.

Para terminar, vou cometer uma pequena inconfidência. Joguei futsal ao longo de 15 anos, sempre representando a AF Porto, atráves de clubes como Alto do Avilhó, ACD Mindelo e por último Restauradores Avintenses. Ao longo desses anos nunca entendi o porquê de o futsal não ter um campeonato nacional e o futebol por exemplo ter. Não entendia o porquê, de ano após ano estar sujeita a jogar contra adversárias que nada podiam fazer contra o poderio da equipa que eu representava, para que depois passasse a uma Taça Nacional e fizesse meia dúzia de jogos e estar sujeita a vir para casa só porque um jogo corria mal. Triste sina a nossa. Por vezes eramos eliminadas e por vezes seguiamos em frente, por vezes eramos campeãs nacionais e por vezes não eramos, era assim a magiadofutsal.

Seleção Nacional de Futsal Feminino extinta em 2004

Mas durante todos esses anos, o que mais me custou foi ver a extinção de uma Seleção Nacional ( da qual na altura fazia parte), seleção essa que possuía jogadoras de um talento incomparavél, só visto mesmo, mas que por Ordens Superiores, era extinta por seis anos, impossibilitando as jogadoras de representarem o seus País ao mais alto nível (triste o 'Fado' das jogadoras que tal como eu nasceram no tempo errado). 


A incompetência diretiva  da FPF da altura, fez com que o nosso futsal feminino estivesse estagnado durante estes 15 anos e fez com que centenas de jogadoras escolhessem outros caminhos, quando a missão destes deveria ter sido fomentar o crescimento e proporcionar competições e condições para que estas atletas pudessem crescer enquanto atletas e mulheres, enriquecendo dessa forma toda uma sociedade com valores que não podem ser comprados, por preço algum. 

Por isso não conseguem imaginar a minha alegria quando vi a Seleção Nacional reativada e quando vi todo um conjunto de jogadoras a lutar pelo Brio e Orgulho do nosso País, jogo após jogo, conseguindo atingir o 2º Lugar no Torneio Mundial em Espanha 10'. Parabéns a todas elas e Equipa técnica liderada por Jorge Braz.

Seleção Nacional Vice Campeã Mundial 10' em Espanha

Agora com esta nova direção, tenho de confessar que sinto uma nova esperança para o Feminino. Espero que consigam atingir os seus objectivos, tanto no setor masculino como no feminino, para o bem da modalidade em Portugal, no entanto, quando me dizem que é preciso tempo, já fico reticente e ligeiramente de pé atrás (  também depois de 15 anos a ouvir o mesmo não seria de esperar outra coisa). Tenho ESPERANÇA. 

Dizem que as decisões mais difíceis são aquelas que tem de ser tomadas no menor tempo possível e no fundo, a qualidade dessa decisão, é que te pode tornar diferente de todos aqueles que te rodeiam. Espero que esta direção se torne diferente de todas aquelas que a antecederam. Espero que esta direção fique 'conhecida' como aquela que deu início ao primeiro Campeonato Nacional de Futsal Feminino. Estes são os meus votos para esta direção e no que precisarem podem contar com o magiadofutsal.

Para terminar, pois sei que este texto já vai longo, a todas as meninas e mulherem que praticam futsal, que o continuem a fazer e a defender a causa que é o futsal feminino com toda a Força, Carinho, Humildade, Generosidade, Ambição e Orgulho pois só assim atingem objetivos a médio e longo prazo e só assim promovem a evolução do Futsal no Feminino. E que o magiadofutsal esteja sempre com vocês nesta causa.













Prof. Marlene Laúndos

1 comentário:

  1. Está de parabéns e concordo com seus comentários; mas gostaria de referenciar que um edifício não se constrói pelo telhado e é tempo de se olhar para a formação no feminino com "olhos de ver". Considero uma vergonha o cada vez mais reduzido número de equipas juniores (na A.F.Porto chegou a 4 inscritas agora parece serem 5, o "Alto de Avilhó" propôs que se fizesse campeonato conjunto com Aveiro). Os escalões de idade foram alterados pela F.P.F. criando: Iniciados:13/14 ; Juvenis:15/16 ; Juniores 17/18 que não corresponde aos escalões indicados no comunicado Nº1 da A.F. Porto (que ainda não alterou) porquê? e agora as miúdas de 13/14 anos vão ter de fazer exames no Centro de Medicina para jogarem nos Juniores; resultando em inscrições ainda mais caras. Deveria ser OBRIGATÓRIO que as equipas de 1ª Divisão tivessem o escalão de juniores para não andarem a "tirar" jogadoras de 15 anos sem sequer dizerem obrigado...! E para quando a Taça Nacional de Futsal para Juniores Femininas???

    ResponderEliminar