sexta-feira, 20 de julho de 2012

ENTREVISTA: DANIELA ENCARNAÇÃO GUARDA REDES DO AD SERPINENSE (AF.Coimbra)

A equipa AD Serpinense aposta fortemente todos os anos na formação dos seus atletas, começando a dar frutos na presente temporada 2011/2012, como podemos verificar com a equipa de futsal feminino que alcançou pela primeira vez na sua história, a Taça da Associação de Futebol de Coimbra. A jovem guarda-redes Daniela Encarnação. “ Redes”, como é conhecida no Futsal, é, actualmente, a número 1 da baliza da AD Serpinense e tem como fontes de inspiração os atletas Daniela Ribeiro e João Benedito ambos atletas da Selecção Nacional de Futsal e ainda seu pai António Santos (adepto fervoroso das suas capacidades). “A jovem guardiã revela características físicas impressionantes, preenchendo a baliza, com uma imponência assinalável para sua idade. Talvez por isso, desde cedo se revelou uma referência na equipa, assegurando rapidamente a titularidade.” Descreve-nos Tiago Adelino também jogador de futsal da AD Serpinense.

Aqui fica a entrevista efectuada a Daniela Encarnação, a promessa da AD Serpinense:


Qual o teu percurso de jogadora de futsal até ao momento?
R: Bem, comecei a jogar no Lousanense (futebol 7) com 14 anos como jogadora de campo, como não havia guarda-redes fui a baliza por brincadeira onde acabei por ficar, entretanto a equipa feminina acabou. Em 2010/2011 acabei por ingressar no Futsal através da equipa feminina do Santa Clara (Coimbra), uma modalidade completamente nova, passei por algumas dificuldades como adaptação ao campo, baliza mais pequenas. Nessa época ficamos em 7º lugar. Na época de 2011/2012 surgiu o convite do AD Serpinense pelo treinador Rui Ferreira, ficamos em 3º lugar do campeonato e ganhamos a taça AFC.

O que representa para ti jogar no AD SERPINENSE?
R: Para mim representar o Serpinense não se tornou só um simples clube onde se joga por amor a camisola mas sim uma FAMILIA. Aprendi muito nesta época, o que me torna mais completa a cada dia que passa, com muito trabalho e suor a mistura.



O que achas da competição do futsal na AF Coimbra?
R: Bem, sou uma novata porque estou a pouco tempo no campeonato. Mas pelo que vejo o futsal em Coimbra tem vindo a evoluir, embora existam grandes diferenças tacticas e técnicas entre as equipas que se encontram no topo e na restante tabela.




O SERPINENSE conseguiu conquistar a Taça Distrital de AF Coimbra 2011/2012, podes-nos dizer o que vos passou pela cabeça no final da partida?
R: Uma completa mistura de emoções, um sentimento indiscutível e único.

 Agora que a competição na Taça Nacional terminou sagrando-se a equipa do FC Vermoim Campeã Nacional o que achas deste novo formato da Taça Nacional?
R: O formato é recente, o número de jogos aumentou na primeira fase e haver mais disputa entre os primeiros lugares de cada zona é muito bom.
O problema que se impõem sempre é a questão monetária.


No futsal temos pouco mais de quatro mil atletas no feminino e no futebol pouco mais de mil… No entanto o futebol tem um campeonato nacional e o futsal não… qual a tua opinião sobre isto?
R: A existência de um campeonato nacional de futsal era optimo e sem duvida uma mais-valia para o futsal. Mas talvez daqui a uns anos exista um campeonato

Que medidas achas importantes serem tomadas em prol da evolução do futsal no feminino?
R: A medida que sem duvida acho bastante importante é a criação de escalões de formação para a continuação da divulgação do futsal feminino e tentar assim diminuir o preconceito e discriminação.

Quais os teus objectivos individuais e colectivos enquanto jogadora de futsal?
R: Um dos meus objetivos pessoais é trabalhar para um dia chegar a seleção, mas dada a enorme qualidade que existe no nosso país, sei que é muito difícil mas não é impossível, procurando sempre evoluir e aprender, desde erros ate as atitudes.
Objectivos coletivos é tentar ajudar a minha equipa a ganhar o campeonato distrital sem sombra de dúvidas.


Enquanto jogadora qual o momento mais marcante que guardas na memória e o que te motiva a continuar ligada ao Futsal Feminino? R: Todos os momentos são marcantes, visto que cada momento me liga mais ao futsal feminino.

(Legenda: Aqui podemos ver o golo que a Daniela marcou em favor da sua equipa, certamente um momento único a não esquecer para a atleta. )


Para terminar, queres deixar uma palavra a todos aqueles que acompanham o magiadofutsal?
R: Bem, queria agradecer a Ariana Ferreira, colaboradora do magiadofutsal por esta oportunidade que me deu. A todos os seguidores do magiadofutsal, nunca deixem de acompanhar o futsal feminino, pois cada vez mais irá tornar-se mais competitivo e com campeonatos distritais melhores, e é graças ao magiadofutsal que é possível termos uma visão completa do futsal nacional jogado no feminino. Lutem e sejam fiéis ao futsal feminino!

Sem comentários:

Enviar um comentário