segunda-feira, 4 de junho de 2012

AF VIANA DO CASTELO: CASTANHEIRA VENCE SUPERTAÇA


Este fim-de-semana fomos brindados com a Festa do Futsal. Na AF Viana do Castelo tinhamos jogo grande - Es. Monserrate, vencedor do campeonato distrital e representante da AF Viana do Castelo na Taça Nacional, e o ACDCastanheira, vencedor da taça distrital.

Mediante o programa das festividades, o magiadofutsal deslocou-se ao pavilhão de Melgaço às 15h00, uma vez que a AF de Viana do Castelo voltou a reativar a Selecção Distrital, num jogo marcado para essa hora. Espantem-se ou não, mas ouvimos dizer “obrigado às jogadoras que se disponibilizaram para esta partida”. A nossa questão é a seguinte “Então as jogadoras não foram convocadas?”. Parece que não. Aliás e segundo a convocatória que veio a público, metade das jogadoras convocadas não esteve presente. A verdade é uma... aquilo que devia dar inicio à festa do futsal, começou logo mal.

Primeiro, nunca se devem misturar conceitos. Selecção Distrital merece respeito... assim como a disputa da Supertaça. Jogos distintos. Ainda bem que os treinadores das selecções das associações mais próximas não se deslocaram ao pavilhão. Foi mau. A AF Viana do Castelo esteve mal.

Castanheira foi o vencedor da Supertaça distrital

Voltando ao que é realmente importante e sim... muito importante. Es Monserrate e ACDCastanheira (diria – 2 selecções) lutavam pelo último título da época.
Assistimos ao verdadeiro combate. Era o exército, a infantaria e a cavalaria que atacava e defendia ao mesmo tempo. Os generais, capitães e soldados não se rendiam. Era tudo ou nada. Era um jogo, era um jogo de “mata-mata”. Es Monserrate e Castanheira lutaram com tudo o que tinham.

Estes dois dos mais emblemáticos emblemas de Viana do Castelo queriam presentar o público presente com o verdadeiro espectáculo de futsal e quem assistiu à partida, pode dizer-se em boas palavras... uns gostaram e outros nem por isso. Nunca se pode agradar a gregos e troianos... existe sempre o “pau de dois bicos” – ou se ganha ou se perde.

Es Monserrate finalista vencido

O jogo foi demasiado disputado, estando o placard sempre em sintonia com o jogo. A partida terminou empatado a 3 bolas, ficando a decisão do vencedor na lotaria dos penaltys. A sorte estava lançada e quando se trata de penaltys qualquer equipa pode ganhar. A sorte acabou por sorrir às meninas de Paredes de Coura, que acabam esta época com a conquista da Supertaça.

Gostaria de dar destaques positivos... mas não tenho por onde.
Mas posso dar negativos... Arbitragem muito irregular (não se admite num jogo deste calibre)... isto para não dizer má, muito má, que em nada valoriza o futsal.

Havia muito para dizer. Aliás... ouviu-se muita barbaridade junta... mas neste tipo de jogos o que me aprás dizer é “aguentem”. Como disse uma vez e volto a dizer... “Às vezes temos que provar do nosso próprio veneno para dar valor às verdadeiras conquistas”.

Resta-me terminar este último comentário da época para felicitar o ACDCastanheira por esta conquista e dar os parabéns ao finalista vencido – Es Monserrate.

Na próxima época voltaremos... porque nós acreditamos no verdadeiro poder do futsal feminino. 
Até já...

Colaborador: André Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário