sábado, 26 de maio de 2012

ENTREVISTA: SARA WALLACE

A equipa do magiadofutsal foi ter coma guardiã das redes da equipa campeã nacional em título, Fc Vermoim. Sara Wallace, que quando em 'míuda fugia de casa para jogar à bola com os rapazes' tornou-se uma mulher e uma das melhores guarda redes a nível nacional. Fiquem com as palavras de Sara numa entrevista exclusiva para o magiadofutsal.


Preferências da Atleta
Bebida favorita: coca-cola 
Comida predileta: bacalhau com natas
Sobremesa preferida: Tudo que contenha Chocolate :)
Uma música: 3 Doors Down - Let me Be myself 
Um filme: As palavras que nunca te direi
Um defeito: Orgulhosa
Uma qualidade: Sincera 
Filosofia de vida: Nunca desistas de nada por ser difícil, porque o que é difícil de se conseguir também é difícil de se perder!
Jogador (a) de referência: Buffon
Desporto de eleição: Futsal

Como surgiu a “paixão” pelo Futsal? 
Faço desporto desde muito nova, pratiquei muitos anos natação e triatlo mas sempre gostei de jogar futebol, não passava um dia sem jogar, fugia de casa para ir jogar com os rapazes. Quando estava na escola conheci pessoas que praticavam e depois convidaram-me, não pensei 2 vezes.

Qual o teu percurso desportivo como atleta?
Jogo desde os 15 anos. Para quem não sabe sou Ribatejana, mais propriamente natural do Cartaxo e comecei numa equipa perto que era o Pontevel, depois joguei no C. D. Cartaxo 5 anos através do qual representei 2 anos a Associação de Futebol de Santarém em Fut7 sub-17, 4 anos em Futsal e durante 2 anos fiz parte da Seleção Nacional sub19 de futebol 11. Vim estudar para o Porto e joguei 3 épocas no Aliados de Lordelo e depois fui convidada para o Vermoim em que esta é a minha terceira época na equipa.


Sara porque na baliza?
Comecei a jogar aos 15 e era jogadora de campo. Nos treinos como era uma 'menina' à beira das restantes e tinha algumas limitações como só tínhamos uma guarda redes, na altura meu mister por vezes  pedia-me para ir um bocado à baliza, disse que tinha jeito e para experimentar, foi até hoje!

Na posição de guarda-redes é necessário um trabalho específico. Achas que os clubes têm treinadores formados para a posição ou sentes que há uma lacuna nesse campo?
Sem dúvida que é uma das maiores lacunas do Futsal. Ainda existe muito a mentalidade de que o importante é treinar as restantes jogadoras e as redes estão lá para levar com as bolas, o que para mim é lamentável porque um guarda-redes é a base de qualquer equipa.


Representas a equipa do F. C. Vermoim, como está a correr a época desportiva?
Acho que não é preciso falar muito sobre o decorrer desta época, está tudo a correr muito bem e estamos a trabalhar para que continue assim até ao fim do Nacional.

Na presente época a equipa do F. C. Vermoim apenas cedeu um empate a duas bolas frente à A. R. J. Mogege. Tens ideia há quantos jogos oficiais a equipa que representas não perde?
O número não sei mas desde a época passada só perdemos um jogo na fase de grupo na Taça Nacional contra o Alves Roçadas.

Quais os teus objetivos individuais e coletivos?
Chegar sempre o mais longe possível e que o meu sucesso individual seja útil na conquista coletiva, sem isso todo o meu trabalho é em vão. Os objetivos são sempre os mesmos, ganhar tudo!

Qual a tua opinião acerca da estrutura do Futsal Feminino na A. F. Braga? Propunhas alguma mudança?
Este ano dividiram as equipas por grupos, penso que não foi a melhor opção, na minha opinião deveria voltar a jogar todos contra todos.

Neste momento em Portugal não existe um Campeonato Nacional de Futsal Feminino e talvez para já não seja o momento adequado para que exista. Estando ligada a este desporto há alguns anos, qual a tua opinião?
Senão se arriscar nunca se saberá e nunca se poderá andar para a frente. Como é óbvio e toda gente sabe que a maioria dos clubes não tem estrutura financeira que suporte este tipo de competições mas talvez dividindo as equipas por grupos em cada zona país e no fim apurava-se um campeão entre o campeão de cada série seria a opção mais sustentável.

A formação é a base de qualquer modalidade, mas em Portugal ainda é muito escassa no que se refere ao Futsal Feminino. Diz-nos três medidas que aches importantes serem tomadas em prol da evolução do Futsal Feminino?
Apostar nas camadas jovens, criar mais competições para todas as idades até chegar ao escalão sénior e melhorar as estruturas técnicas dos clubes.

Se tivesses mudar algo no futsal feminino o que seria?
Primeiro mudar a mentalidade das pessoas e depois apostar na formação e em treinadores qualificados.

Atualmente a Seleção Nacional de Futsal Feminino está no ativo após alguns anos de ausência. Tens ideia se existe ou não observação de todas as equipas, ou se as equipas técnicas das mesmas são contactadas para ceder informações sobre as suas atletas?
Se todas equipas são vistas não sei mas são as equipas com maior visibilidade que poderão eventualmente ter maior margem de observação. Penso que sim, que as equipas técnicas são contactadas para referenciar algumas atletas ou mais pormenores sobre as mesmas mas não sou a pessoa mais adequada para responder a este tipo de questões.


Fazendo uma retrospetiva na tua carreira enquanto jogadora, quais foram as maiores dificuldades com que te deparaste até ao momento?
As maiores dificuldades foram comigo mesma. Quando aprendemos a nos superar sabemos superar tudo o resto, quando não estamos bem e não sabemos lidar com os nossos fracassos arrastamos os nossos problemas para os outros e aí passamos a ter dois problemas.

Já foste vítima de preconceito por seres jogadora de futsal? Como e quando?
Quando não sei mas em tempos cheguei a ouvir o dito comentário de futebol nao é para Mulheres e que nunca iriamos chegar a lado nenhum. Penso que hoje em dia nao há tanto esse preconceito, ainda existe mas  nao com tanta frequência.

Enquanto jogadora qual o momento mais marcante que guardas na memória e o que te motiva a continuar ligado ao Futsal Feminino?
A nossa passagem à final da Taça Nacional na época passada sem dúvida, foi difícil, muito suada mas aquele soar do apito final após aquela tensão e aquela luta foi das melhores sensações que já tive no Futsal, demasiado gratificante. O que me motiva é a paixão que tenho pela modalidade, quando se gosta de alguma coisa nunca queremos abdicar disso e torna-se insaciável, é o prazer de se fazer algo que se gosta com alegria e é ali o escape de todas as outras coisas, é um mundo aparte.


Sara, e a Selecao Nacional, é um sonho? Porquê?
Nunca fui uma pessoa de ilusões mas tudo ao qual me dedico o objectivo é sempre ser o melhor possível e nao lhe chamaria um sonho mas sim um privilegio ter essa oportunidade. Sei qual o sabor de vestir a camisola do nosso país, é um orgulho imenso e o saber que o nosso trabalho e esforço foi reconhecido, é o auge de qualquer atleta!

Como te imaginas daqui a dez anos?
Sinceramente nunca pensei muito nisso, gosto mais de pensar nas coisas a curto prazo e em 10 anos muita coisa muda, a vida é imprevisível mas certamente jogar será uma hipótese descartada. Treinar guarda redes sim, seria algo que gostaria de fazer quando deixar o futsal.

De quem nunca querias defender um penaltie? Porquê?
Nao gosto de defender penaltis confesso, acho que sou fraca nesse aspeto, por isso acho que não temeria nenhuma jogadora em especial, encaro sempre as coisas da mesma forma com todas as jogadoras, o que interessa é defender mas já que tenho de escolher alguém, talvez a Pisko, dificilmente falharia, bate muito forte e colocado.

A quem gostavas de marcar um penaltie?
neste momento e devido a competição a marcar que fosse à Naty :)

Achas que as nossas mulheres estão preparadas para um campeonato nacional?
A maioria talvez. Há muita ambição e talento no futsal feminino Português, seria uma motivação extra para todas nós. 

Para finalizar, queres deixar algumas palavras aos seguidores do magiadofutsal e praticantes de Futsal Feminino?
Não desistam, o impossível é o que não se tenta, lutem pelos vossos sonhos porque do sonho a realidade é só um passo, basta acreditar e lutar ate ao fim sempre.

Fica o agradecimento à guardiã Sara Wallace pela disponibilidade e colaboração nesta entrevista e o desejo de continuação de sucesso da sua equipa.Fique com algumas defesas na Taça Nacional da Sara Wallace.

Sem comentários:

Enviar um comentário