sábado, 21 de abril de 2012

ENTREVISTA: ANTÓNIO PACHECO

O magiadofutsal foi ter com António Pacheco, o técnico do Ossela da AF Aveiro. A poucas horas de disputar mais um jogo desta taça nacional fique a conhecer um pouco melhor este técnico de futsal no feminino.

Ossela campeãs distritais da AF Aveiro

António Pacheco Técnico Principal

Quem é o António Pacheco?
 Eu António Pacheco, nasci em Angola, e desde os meus cinco anos vim para esta terra Ossela viver com os meus pais. Cresci junto com o actual Presidente desta colectividade e foi aqui que aprendi a jogar e ser humilde, aos 15 anos comecei a entrar em torneios de futsal, um ano depois entramos no campeonato de futebol de salão que era o que se praticava naquele tempo, conseguimos chegar a 1ª divisão nacional.

 Jogamos um ano nessa divisão e o nosso Presidente como tinha um objectivo naquela colectividade, a construção de pavilhão, acabamos com o futebol até o pavilhão ficar pronto. Durante esse tempo fui jogar para Freixieiro durante 3 anos e 1 ano no Boavista, equipas da 1ª divisão nacional. Depois de algumas mazelas no joelho decidi voltar para o distrital, entretanto Ossela começou com o escalão feminino, com o nosso Presidente a treinador, no ano seguinte fui convidado por ele para treinar a equipa feminina e ficar como director desportivo, entramos com escalão sénior masculino e infantis, no ano seguinte iniciados e este ano juvenis.

António, porquê treinar o feminino? 
Treino o feminino porque eu e o Presidente temos uma amizade grande desde pequenos, queremos dar continuidade aos sucessos que tivemos enquanto jogadores e agora como treinadores.
Fale-nos um pouco deste projecto Ossela?
O nosso objectivo no Ossela é trabalhar bem com a formação, queremos mais tarde ter uma equipa no escalão sénior com gente da formação, dar o melhor para eles. Durante estes anos a equipa ano após ano foi evoluindo para melhor.

Como descreve o percurso da sua equipa ao longo do cd?
 Este ano ganhámos tudo em termos distritais, foi um objectivo este ano dado que tínhamos já uma equipa forte e com a vinda de novas jogadoras veio ainda reforçar melhor o plantel.
Ossela faz o pleno esta temporada. Campeonato, Taça e Supertaça.

Esta época conseguiu o pleno...Como explica tanto sucesso numa só época?
Com muito trabalho, dedicação, rigor da parte das jogadoras, treinadores e directores.

Como classifica o futsal da af Aveiro?
 Sinto que o futsal em Aveiro está a evoluir ano após ano. Acho que todas as Associações deviam se juntar e lutarem para algo melhor pela formação, selecções a partir de iniciados, pois já se vê muita qualidade a partir desses escalões, e para os miúdos era bom.
Agora vem a taça nacional, quais as expectativas e objectivos?
 No nacional, apesar de estarmos num grupo forte onde estão as equipas candidatas ao título (Vermoim e Restauradores) e como só passa o primeiro, vamos trabalhar e tentar dar o nosso melhor.
  
Acha que este novo formato favorece a evolução do futsal feminino?
 Como é a primeira vez que estou com a equipa feminina no nacional, pouco tenho a dizer sobre este novo formato, mas como já ouvi de colegas meus acho que sim favorece a evolução de futsal feminino.
Para quando acha possível a 'construção' de um campeonato nacional?
 Primeiro as associações tem que lutar e tentar com que nenhuma equipa desista, e trabalhar para que entrem mais equipas, pois com a crise que anda o País é difícil manter uma equipa no campeonato sem apoios, depois isso depende da Federação Portuguesa de Futebol.

Para terminar, quer deixar algumas palavras aos seguidores do Ossela e do futsal no feminino?
 Aos adeptos do Ossela que não deixem de apoiar a equipa mesmo nas deslocações mais distantes, pois vai haver autocarro para todos os jogos fora de portas, e em nossa casa quero ver o pavilhão cheio a apoiarem-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário