quarta-feira, 21 de março de 2012

ENTREVISTA: SOFIA FERREIRA

O magiadofutsal prometeu e cumpriu! Fique com a entrevista da craque do futsal no feminino ao serviço do Novasemente da AF Aveiro, Sofia Ferreira. Mulher, professora, treinadora, jogadora em busca dos seus sonhos e objetivos. Fiquem com as suas palavras.

Quem é a Sofia Ferreira?
A Sofia é uma “jovem” de 28 anos apaixonada pela vida e por tudo o que faz. Vivi na Suíça até aos 20 anos, depois mudei-me para a Covilhã onde tirei uma licenciatura em Ciências do Desporto e um Mestrado de Ensino da Educação Física. Trabalhei em ginásios e dei aulas de Educação Física nas Aec’s.

Como é que futsal entrou na tua vida?
Comecei a jogar à bola desde muito pequena nos recreios e desporto escolar na Suíça. No entanto só aos 16 anos é que integrei uma equipa Júnior de Futebol7. Aos 18 anos passei para o Futebol 11. Quando entrei na Universidade, não existia equipa de Futebol na Covilhã, logo integrei uma equipa de Futsal da região, o GCA Donas e joguei também pela Universidade da Beira Interior.

Sofia Ferreira no AD Estação com Joel Rocha treinador do AD Fundão 1ª Divisão Masculina. 

Qual o teu percurso de jogadora de futsal até ao momento?
Joguei 4 anos pelo GCA Donas, 1 ano na ADF (Associação Desportiva do Fundão) e 2 anos na ADE (Associação Desportiva da Estação, Covilhã). Nos últimos 3 anos ganhei tudo a nível distrital e participei na Taça Nacional, chegando a atingir a meia-final pelo ADF. Representei durante 7 anos a Universidade da Beira Interior, ganhando o titulo de Campeã Nacional Universitária em 2011 e vice-campeã da Europa na Finlândia também em 2011.

No ano passado jogavas em que equipa?
No ano passado joguei na Associação Desportiva da Estação (ADE) na Covilhã, distrital de Castelo Branco.
 
Este ano jogas onde?

Jogo na Novasemente Grupo Desportivo (NGD) em Espinho, distrital de Aveiro.
 
Como surgiu essa mudança na tua vida?

A participação no Europeu Universitário deu-me alguma projeção e tive propostas para jogar tanto em Portugal como no estrangeiro. Optei pela NGD por ser a mais interessante a todos os níveis.
 
O que achas da competição do futsal na AF Aveiro?
O campeonato distrital é bastante competitivo não só pelo número de jogos mas também pela qualidade das equipas e jogadoras. A tabela classificativa é reflexo disso mesmo, sabendo que estamos 2 jornadas do final e o campeão ainda não é conhecido.

Novasemente 2011/2012 da AF Aveiro

Este ano no Novasemente não correu bem como estavas à espera.. o que aconteceu Sofia?
Por vezes nem sempre os melhores ganham. Na minha opinião a Novasemente é a equipa do distrital de Aveiro com melhor coletivo, disciplina tática e com grandes jogadoras tecnicamente evoluídas. No entanto falta-nos objetividade e eficácia na parte da finalização, não somos “matadoras” e isso foi prejudicial ao longo da época.
O que achas deste novo formato da Taça Nacional?
Penso que o objetivo deste novo formato foi aumentar os níveis de competitividade. No entanto, penso que seria mais interessante o apuramento dos 2 melhores classificados dos grupos para a realização dos ¼ de final, ½ final e depois a final a uma mão num campo neutro.
 
Sofia, no futsal temos pouco mais de cinco mil atletas de futsal no feminino e no futebol pouco mais de mil... no entanto o futebol tem um campeonato nacional e o futsal não... qual a tua opinião sobre isto?
SIM o Futsal Feminino merece um Campeonato Nacional, estruturado em duas zonas (por exemplo) com play-offs para apurar o vencedor e play-outs para a despromoção, campeonato esse APOIADO pela Federação e Associações distritais. E este campeonato pode ser já para amanha, basta só vontade (na minha opinião) daqueles que decidem e uma estrutura bem definida e transparente. Depois é fácil, só participa quem tiver possibilidades financeiras.  

Gostava só de deixar uma pergunta no ar:
Ter um campeonato Nacional significa aumento do nível competitivo, aumento da qualidade/quantidade das jogadoras e das equipas?

O Futebol tem um campeonato nacional mas se repararmos para as jogadoras da Seleção Nacional, grande parte jogam no estrangeiro. (e algumas até nem Futebol praticam)
 
Se tivesses que apostar, quem achas que será o próximo campeão nacional?
Vermoim ou Quinta dos Lombos
 
Acreditas que este é o caminho certo para a evolução do futsal feminino?
Só o futuro nos dirá se é o caminho certo. Mas se nada for feito, com certeza que não haverá evolução e as jogadoras irão procurar melhores condições fora do país.
 
Que medidas achas importantes serem tomadas em prol da evolução do futsal no feminino? 

Tens que se trabalhar a nível da formação das jogadoras, fazendo prospeção, criando equipas e campeonatos para cada escalão/faixa etária (e não só Juniores dos 11 aos 17 anos), trabalhando em conjunto com as escolas/Desporto Escolar. Formando também os dirigentes desportivos e os treinadores para que estes adquirem competências ajustadas à modalidade e género. 

Sofia com o seu escalão Benjamins no Novasemente.
Sofia, tu também és treinadora... fala-nos um pouco dos projetos em que estas envolvida enquanto treinadora?
A Novasemente GD apostou este ano na formação de jogadores, por saber que só desta forma haverá continuidade de processos e evolução no Futsal. Deste modo foram criados 2 escalões (Benjamins – misto e Juniores – Fem) que competem no distrital de Aveiro, sendo eu a treinadora. O objetivo do clube passa pela criação já na próxima época desportiva de todos os escalões tanto no feminino como no masculino.

O que representa para ti treinar no feminino e quais são as tuas maiores dificuldades?
Sou uma apaixonada pelo processo de treino e tudo o que está implícito no mesmo. Quando se treina no feminino ou em escalões de formação tem de se ter mais cuidado com a linguagem que se utiliza e a maneira como a informação é passada. As dificuldades que sinto têm a ver como as jogadoras interpretam e compreendem o que digo pois o meu objetivo é elas perceberem o jogo e tomarem decisões em função do contexto de jogo.

Sofia com as suas juniores numa acção de promoção do Jogo das Raparigas.

Qual a razão apontas para o fato de que em Portugal ainda se aposta tão pouco nas equipas juniores e juvenis de futsal no feminino?
Penso que algumas pessoas não querem ter trabalho. Sim porque é verdade que é preciso tempo, dedicação e muita persistência para por um grupo de miúdas a jogar Futsal, a perceber o jogo, inculcando-lhes respeito pelos adversários, regras e motivando-as quando as derrotas aparecem.

Qual o teu maior objetivo enquanto treinadora?
Sonho em viver unicamente do Futsal, treinando uma equipa num escalão principal (Feminino ou Masculino) em Portugal ou no estrangeiro…sonhar não faz mal.
 
Para terminar, queres deixar uma palavra a todos aqueles que te acompanham?
Quero agradecer a todos aqueles que acreditam no meu trabalho e me apoioam.
 
E para os adeptos do magiadofutsal?
Agradeço ao Magiafutsal pela oportunidade de me expressar e dar os parabéns pelo excelente trabalho efetuado. Lutem pelos vossos ideais e pelo Futsal. 


Veja um pouco da Sofia Ferreira em acção na equipa que representa, o Novasemente da AF Aveiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário