quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA: TREINADOR DAS CAMPEÃS NACIONAIS



Ligado ao Futsal Feminino há alguns anos, Francisco Paiva, treinador do F. C. Vermoim, equipa campeã nacional que se encontra a disputar o Apuramento de Campeão da A. F. Braga e lidera a classificação da prova é hoje o entrevistado do magiadofutsal.


- Qual o seu percurso desportivo como atleta e treinador?
Comecei a jogar Futebol de Salão no 1º de Maio, no primeiro Campeonato Nacional de Futebol de Salão. Depois joguei 5 anos na Associação Teatro Construção na 1ª Divisão Nacional de Futebol de Salão.Em 1991, entrei para o Futebol Clube de Vermoim onde joguei três anos Futebol de Salão e 7 anos Futsal.Iniciei a minha carreira de treinador no Futebol Clube de Vermoim onde durante duas épocas fui jogador/ treinador. Posteriormente, treinei os Seniores Masculino da ADERM durante meio ano e os Seniores Femininos durante dois anos.Regressei ao Futebol Clube de Vermoim onde me encontro, e onde exerço o cargo de treinador nos escalões de Minis, Pré-Escolas, Escolas e Infantis, Juniores Masculino e Seniores Feminino.

- Enquanto treinador, acha que os clubes de futsal deveriam apostar em Futsal de Formação Feminino?
Claro que sim, porque a formação é fundamental para a evolução das atletas.



- No F. C. Vermoim acumula vários cargos. Presidente do clube, treinador das equipas de formação, Futsal Masculino Júnior e de Futsal Feminino Sénior. Para conseguir conciliar as suas funções é necessário ter uma grande organização e vontade de trabalhar, quer contar-nos um bocadinho dessa experiência?
A organização e vontade de trabalhar são muito importantes, mas é o gosto que tenho quer pela modalidade quer pelo clube que me fazem continuar a trabalhar. Para além disso existe um grupo de trabalho que me rodeia que é fundamental para o bom funcionamento do clube.
- A sua equipa na época passada venceu o tão desejado título nacional e foi o premiar do trabalho de alguns anos. Agora na Fase Final de Apuramento de Campeão, quais são as expetativas/objetivos para a sua equipa?
Espero uma segunda fase mais competitiva do que a primeira e como é óbvio a revalidação do título distrital é um objetivo.

F. C. Vermoim 2011/2012

- A atleta Ana Azevedo foi nomeada pelo site Futsal Planet com o apoio da Umbro para uma das cinco melhores jogadoras do mundo 2011. Foi um orgulho para todos os seguidores do Futsal Feminino em Portugal. Como é ter na sua equipa uma atleta nomeada entre as cinco melhores do mundo?
Acima de tudo é um orgulho e uma satisfação enorme ter a Ana na nossa equipa quer pelas suas qualidades como jogadora quer como pessoa.
- Qual a sua opinião acerca da estrutura do Futsal Feminino da A. F. Braga? Propunha alguma mudança?
Concordo com a estrutura atual.
- Neste momento em Portugal não existe um Campeonato Nacional de Futsal Feminino e talvez para já não seja o momento adequado para que exista. Concorda?
Nos próximos dois anos terá que existir obrigatoriamente uma competição nacional, que a meu ver na fase inicial deve ser dividida por zonas (Norte, Centro e Sul), uma vez que, os clubes não estão estruturados para suportar uma competição a nível nacional.
- Para que o Futsal Feminino Nacional fosse mais competitivo poderiam existir zonas mais alargadas de competição (Zona Norte, Zona Centro e Zona Sul). Estando ligado a este desporto há alguns anos, qual a sua opinião?
Como já referi anteriormente concordo com esta hipótese.

- Atualmente a Seleção Nacional de Futsal Feminino está no ativo após alguns anos de ausência. Tem ideia se existe ou não observação de todas as equipas, ou se as equipas técnicas das mesmas são contactadas para ceder informações sobre as suas atletas?
Como é do conhecimento geral foram realizadas observações de jogos.
- Fazendo uma retrospetiva na sua carreira como treinador de Futsal Feminino, quais foram as maiores dificuldades com que se deparou até ao momento?
Alguma irresponsabilidade por parte de alguns intervenientes, desconhecimento da modalidade, falta de formação de técnicos e dirigentes.



- Enquanto treinador qual o momento mais marcante que guarda na memória e o que o motiva a continuar ligado ao Futsal Feminino?

O momento que mais me marcou foi a conquista do Título Nacional, no entanto, o que mais me motiva a continuar na modalidade é o reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol da modalidade e as perspetivas de uma maior evolução de todos os intervenientes.


F. C. Vermoim - Campeãs Nacionais 2010/2011

- Para finalizar, quer deixar algumas palavras aos seguidores do magiadofutsal e praticante de Futsal Feminino?
Ao magiadofutsal os meus parabéns pelo que fazem (e como o fazem) em prol do futsal feminino. Às atletas de futsal que nunca abandonem os seus objetivos e que não se esqueçam que sem trabalho, dedicação e humildade nada se consegue.


Fica o agradecimento a Francisco Paiva pela disponibilidade e colaboração nesta entrevista e o desejo de continuação de sucesso da sua equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário