quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

TREINAR NO FEMININO: ANA FERNANDES EM ENTREVISTA



Ligada ao Futsal Feminino há 12 anos, Ana Fernandes, treinadora da A. Vieira Futsal, equipa que se estreou na presente época no Campeonato Distrital de Futsal Sénior Feminino da A. F. Braga e venceu a “Série B” do mesmo, está ainda nas meias-finais da Taça A. F. Braga e prepara-se para iniciar a disputa da Fase Final do Apuramento de Campeão é hoje a nossa entrevistada.


- Qual o seu percurso desportivo como atleta e treinadora?
Como atleta foi federada na modalidade de Futebol no escalão sénior Feminino (nessa altura só existia um escalão que era sénior) durante 6 anos, entre as épocas desportivas de 82/83 a 87/88, durante esses anos não existia Futsal, na A.F. Braga.
Como treinadora iniciei na A. C. R. D. Doniense durante 3 anos, nas épocas de 2000/01 a 02/03, depois no S. C. Mª da Fonte durante 6 anos, de 2003/04 a 08/09, seguiu-se o G. D. Porto D’ Ave na época 2009/10, depois fui treinadora adjunta no C. D. Aves na época 2010/11 e atualmente encontro-me a treinar a A. Vieira Futsal.


- Esteve ligada ao Desporto Escolar, nomeadamente ao Futsal Feminino. Acha que os clubes de futsal deveriam apostar em Futsal de Formação Feminino?
Estive ligada ao Desporto Escolar durante 8 anos na Escola Sec. Póvoa de Lanhoso, neste momento não me encontro ligada ao Desporto Escolar porque é muito difícil conciliar os horários das alunas com a disponibilidade dos horários do pavilhão e com os horários dos transportes públicos, para ter um grupo/equipa e não ter treinos, não obrigado, não gosto de “brincar ao futsal”.
É muito importante a formação no futsal quer seja no feminino ou masculino, e os clubes estão cientes dessa importância, mas não é uma tarefa fácil para muitos clubes terem disponibilidades de pavilhão para incluir mais uma equipa e encontrar pessoas com formação e treinar quase sempre por “carolice”. Mas sou de opinião que sempre que um clube tenha todas as condições reunidas para tal, deveria fazer formação.
A. Vieira Futsal Futsal 2011/2012

- Foi Selecionadora da A. F. Braga (Feminino). Quer contar-nos um bocadinho dessa experiência?
Fui Selecionadora na A. F. Braga durante seis anos (01/02 a 06/07), foi uma experiência bastante enriquecedora pois tive a oportunidade de treinar jogadoras com boas qualidades técnicas e táticas.

- É a 1ª época da A. Vieira Futsal no Campeonato de Futsal Feminino da A. F. Braga. As suas pupilas corresponderam positivamente e venceram os 12 jogos. Quais são as expetativas/objetivos para a Fase Final de Apuramento de Campeão?
São as jogadoras as grandes responsáveis por esse aspeto positivo, pois são elas que em campo têm que interpretar a filosofia de jogo indicada pela treinadora, realizando-a sempre com trabalho, dedicação e empenho. Temos no plantel jogadoras que estão pela 1ª vez a jogar como atletas federadas e como tal isso requer algum tempo para que o entrosamento entre elas seja o melhor possível, as jogadoras trabalham no sentido de formar uma equipa coesa. Temos a noção das dificuldades, mas com um espírito de conquista, em que haja ambição e disponibilidade para dar o máximo nos treinos e jogos.
Sou uma treinadora afortunada, pois tenho a oportunidade, o prazer e a satisfação de estar a treinar/orientar MULHERES DE GRANDE CARACTER.
Um OBRIGADO MUITO ESPECIAL para elas.

- Qual a sua opinião acerca da estrutura do Futsal Feminino na A. F. Braga? Propunha alguma mudança?
A A. F. Braga para organizar o Campeonato Distrital Feminino, fica sempre condicionada pelo número de equipas que se apresentam para competir nessa época, também pela taça nacional pois não tem um calendário fixo, tanto pode começar em abril ou maio. As mudanças já são muitas de ano para ano, já teve épocas em que o campeonato tinha 10 equipas outras, houve que eram só 6 equipas, (o que levou à realização de um campeonato Interdistrital com Viana do Castelo) nesta época são 15 equipas, mas inicialmente eram 16. Não é fácil trabalhar assim. Este ano tiveram que recorrer a organizar a competição por séries, pode não ser a melhor forma, mas foi a que encontraram devido ao condicionalismo dos fins de semana disponíveis para a realização dos jogos.

- Neste momento em Portugal não existe um Campeonato Nacional de Futsal Feminino e talvez para já não seja o momento adequado para que exista. Concorda?
Neste momento tenho as minhas dúvidas sobre um Campeonato Nacional (de norte a sul e ilhas), não pela capacidade técnica e tática de algumas jogadoras e qualidades de alguns clubes, mas pela sustentabilidade financeira da maior parte dos clubes, que esse campeonato iria obrigar e teria que haver também uma grande mudança de mentalidade na maior parte das jogadoras.

- Para que o Futsal Feminino Nacional fosse mais competitivo poderiam existir zonas mais alargadas de competição (Zona Norte, Zona Centro e Zona Sul). Estando ligada a este desporto há alguns anos, qual a sua opinião?
Sim, sou mais da opinião de numa primeira fase, um campeonato por zonas (norte, centro, sul e ilhas), possivelmente iríamos ter alguns campeonatos distritais com poucas equipas, a sugestão que deixo aqui é que nos campeonatos distritais em que se verifique um número reduzido de equipas, essas poderiam realizar um campeonato interdistrital.


- Atualmente a Seleção Nacional de Futsal Feminino está no ativo após alguns anos de ausência. Tem ideia se existe ou não observação de todas as equipas, ou se as equipas técnicas das mesmas são contactadas para ceder informações sobre as suas atletas?
Aproveito desde já para dar os parabéns à nossa Seleção Nacional pela sua excelente prestação recentemente. Os responsáveis técnicos nacionais tentam observar o maior número de jogos possível no feminino, o que penso que não seja nada fácil dentro da sua agenda apertada, em relação ao contacto com as equipas técnicas não lhe posso responder, porque até ao momento não fui contactada e não sei, se nas outras equipas isso acontece. Como os responsáveis pela seleção são pessoas muito competentes, quando necessitarem de informação penso que a procurarão.

- Fazendo uma retrospetiva na sua carreira como treinadora de Futsal Feminino, quais foram as maiores dificuldades com que se deparou até ao momento?
De momento não me lembro de nenhuma grande dificuldade, (apenas situações pontuais), mas não lhe chamaria dificuldades, mas sim momentos de aprendizagem onde procuro sempre extrair o aspeto positivo e aprender com isso, para melhorar continuamente.

- Enquanto treinadora qual o momento mais marcante que guarda na memória e o que a motiva a continuar ligada ao Futsal Feminino?
Tenho (e continuo a ter) vários momentos, bons, marcantes e hilariantes no Futsal Feminino, sempre que me lembro deles fico com um sorriso nos lábios, que vão desde jogos belíssimos e excelentes, jantares, estágios (fim de época.) e algumas brincadeiras de balneário. Mas há dois momentos que me ficarão para sempre gravados na minha memória, o primeiro corresponde à conquista do 1º troféu em provas oficiais ao serviço da A.C.R. D. Doniense que foi a Taça Distrital da A. F. Braga (02/03) o segundo, foram as conquistas do Bi-Campeonato Distrital também pela A. F. Braga ao serviço do S. C. Mª da Fonte (06/07 e 07/08). Queria também deixar aqui uma palavra de gratidão para todas as jogadoras que trabalharam e que trabalham comigo, pois sem elas estes momentos e estas conquistas não seriam possíveis.

- Para finalizar, quer deixar algumas palavras aos seguidores do magiadofutsal e praticantes de Futsal Feminino?
Em primeiro lugar referir que o “magiadofutsal” é um blog acima da média, que tem como tarefa principal procurar e divulgar notícias sobre o Futsal Feminino nacional e internacional, parabéns pela iniciativa.
A todas as praticantes, que joguem futsal com responsabilidade, exigência e atitude, pois só assim poderão deixar uma imagem positiva do Futsal Feminino.

Fica aqui o agradecimento à Profª Ana pela disponibilidade e colaboração nesta entrevista e o desejo de continuação de sucesso da sua equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário