sábado, 21 de janeiro de 2012

ENTREVISTA: VANESSA PEREIRA A MELHOR DO MUNDO

Vanessa acredita que nasceu com o dom de deus no seu pé esquerdo e a verdade é que por onde ela passa deixa um perfume de futsal, um talento único e uma forma de estar na vida que poucas as jogadoras o mostram. A sua paixão pelo futsal está patente em cada golo que marca e em cada festejo que realiza e nenhum treinador nega o talento inato que esta jovem jogadora apresenta nas quadras. Agora em Janeiro foi galardoada, pelo 2º ano consecutivo com o título de Melhor Jogadora do Mundo pela Futsal Planet/ Umbro. Magiadofutsal não poderia ficar indiferente a este feito e abordou-a para uma 'conversa'. Fiquem com o resultado.

Vanessa, bem vinda de novo ao magiadofutsal...

O ano de 2011 já passou, será que nos podes contar que conquistas tiveste ao longo de 2011?
Tive a felicidade de ver a minha equipe de Chapeco ser tetra da liga nacional assim que cheguei. Depois junto com a equipe jogando, foram: Taça Brasil, Jasc, Copa das Nações, Torneio Internacional de Espinho, Mundial, estadual, sul americano. E tambem destaco a passagem pela Espanha, onde não obtive títulos, mas consquitei amizades e fiz parte de uma grande equipe que é o Burela!!
Vanessa no Burela Fs 1ª divisão espanhola

Tu estiveste no Burela, da 1ª divisão espanhola e no final da época decidiste voltar para o Brasil, será que nos podes dizer porquê?
Pela minha faculdade e por uma oferta financeira melhor da equipe de Chapecó. Faltava 1 ano e meio para terminar, e quero garantir isso pro meu futuro.

Podes confidenciar a todas as jogadoras que um dia sonham jogar em Espanha como é estar longe de tudo e de todos que amas para fazer algo que gostas?
Estamos buscando sempre o melhor. Estar longe do nosso pais, é algo diferente, um pouco receioso, mas deixamos tudo para ir em busca de um sonho, e quando se esta lá, vivendo tudo de uma maneira diferente, tendo que aprender um outro idioma e se virando sozinha, o medo e as lagrimas todas as noites faziam parte da minha rotina, mas quando voce esta numa equipe onde as atletas e comissão fazendo de tudo para voce estar e ficar bem, muda tudo. Voce começa a ver que mesmo em outro mundo, voce pode começar a criar uma nova familia e uma nova vida, e todas as dificuldades voce nao leva sozinho!

Em espanha, tiveste momentos de solidão ou sempre tinhas alguem com quem falar e apoiar-te?
Nao tive momentos de solidão pois, morava com Jozi que é minha companheira na seleção está em Burela, Milena que é brasileira e jogamos um tempo juntas em Caçador e Neco, entao isso de certa forma tornava as coisas mais faceis. Mas tambem não só por eles, todas as atletas da equipe junto com a comissao, não deixava que nos sentissimos sozinhas. E tambem algumas amizades que voce cria fora do meio esportivo, sempre estava fazendo algo, indo pra Coruña ver algumas amigas, saindo com os brasileiros e que moravam em Burela, assim não tinha muito tempo para pensar muito na saudade do Brasil e sentir-se sozinha!!

Como era o trabalho em Espanha, muitos treinos? Mais intenso, menos? 
Menos intenso que no Brasil, temos uma carga horaria aqui muito grande! Mas não com muita diferença que Espanha!!

De regresso ao brasil, como te sentiste quando voltaste ao clube do teu coração?
Tenho Chapecó como minha casa, então estava vendo uma familia que construi em 4 anos, e poder estar ao lado de um grupo assim voce sente chegando em casa! Estava muito feliz, mas de uma forma tambem me encontrava um pouco triste, pois tinha deixado um grupo e amigos em Burela, mas a vida esportiva é assim!! 

Voltaste e ganharam a Liga Brasil e a Taça Brasil...estiveram imparáveis?
Não, tivemos a felicidade de poder conquistar mais uma vez estas duas competições. Não vejo equipes imparavéis, vejo um trabalho bom dando resultado!!


Qual achas ser o segredo do sucesso do Unochapecó Female Futsal?
A sintonia de 4 anos juntos, a uniao do grupo, a qualidade de todas as atletas e a compreenção de que o futsal é um esporte coletivo e nao individual,  e tambem a qualidade e excelencia de ter um treinador como o Eder ditando os melhores caminhos a seguir, assim o trabalho fica facil de ser executado!  

Falemos agora da seleção, tiveram o sul americano, como correu a prova em termos coletivos e individuais?
Fomos agraciadas com mais um titulo sul americano, tivemos premiações individuais como Jozi sendo a melhor goleira, Lu a artilheira e eu sendo a melhor jogadora.

Já perto do final do ano, em Dezembro tiveram o II Torneio Mundial, conta-nos o percurso da seleção até à final?
Tivemos uma chave dificil com Venezula, Angola e tambem a Espanha considerada umas das favoritas ao titulo. Passamos pela fase classificaria com 100%, vencendo as tres equipes mas com dificuldades. Olhando os jogos da outra chave, sabiamos que viria Portugal ou Russia e assim seria uma grande semi final. Passamos pela Russia trabalhando muito e vimos uma semi de Portugal e Espanha com um belissimo jogo. Chegamos a final contra Espanha e fizemos um dos jogos mais emocionantes que tive. Jogo indo pra prorrogação faltando 38 segundos é pra ver o quanto foi de alto nivel e pra quem tem coração bom, rs. E felizmente conquistamos mais um titulo mundial.


Ao longo do Mundial tiveste sempre o handicap da tua lesão certo?
Estava com um problema no tornozelo direito, o que se a bola batia na ponta do meu pé eu sentia bastante dor. Fiquei fora de alguns treinos, e apenas jogava com proteção (botinha de esparadrapo). Mas, temos um departamento medico otimo na seleção e me ajudaram a jogar. Porem não estava 100%...

Como ultrapassas-te as dificuldades?
Estava todo tempo em tratamento e assim diminuia um pouco da dor, mas sabia que se a bola batesse ali iria doer da mesma forma, então tinha um pouco de receio em alguns lances, mas estavamos em um mundial e ali nao tem dor, nem nada. Voce tem que se didicar sempre ao maximo!!

Na final venceram a Espanha no prolongamento, podes contar a tua visão desse jogo?
Jogo para ser marcado pro resto da vida. Final como aquela é pra pouquissimos jogos. Um alto nivel, qualidades individuais muito grande dentro da quadra, o que foi demosntrado em 60 min de jogo!


E como recompensa o Planet Futsal/ Umbro elegeram-te pela 2 vez consecutiva a Melhor Jogadora do Mundo, como te sentes pelo prémio?
Fico feliz demais, é um trabalho sendo reconhecido, isso faz a gente trabalhar mais, se dedicar e entender que estou no caminho certo, o caminho onde Deus me deu um dom para ser usado da melhor forma que puder.

Entre as nomeadas, tinha-mos 3 atletas do Brasil, 1 espanhola e 1 portuguesa, achas que isto mostra que os países representantes destas jogadoras são os melhores do mundo?
Sabemos que Brasil, Portugal e Espanha estao atletas de grande excelencia e considerados potencias no futsal, mas tambem vejo equipes evoluindo e chegando ao nivel dessas 3 seleções! Então não vejo apenas essas como as melhores! 

Qual foi a maior dificuldade que tiveste de ultrapassar ao longo dos anos, enquanto mulher e atleta de futsal?
O preconceito e discriminação por estar praticando um esporte que para muitos ainda é apenas de homens. Sendo que deixo claro, que muitas fazem melhor do alguns homens! Mas felizmente tem diminuido, e esperamos que acabe de uma vez por todas!

Qual é o teu maior sonho ou desejo?
Acho que ja estou vivendo, desde criança desejei vestir a camisa da seleção, ter meu trabalho reconhecido, poder fazer uma faculdade e retribuir a minha familia tudo que fizeram por mim. Esse era meu sonho e estou nele!! Mas hoje, já tenho outro e espero poder viver tambem. É ver o futsal feminino como um esporte olimpico e valorizado como merece!!


Tens algum conselho a dar às meninas e mulheres que praticam este desporto?
Tenho sim, façam sempre o melhor, busquem sempre a excelencia, mas entendem que ninguem é melhor que ninguem, e procurem fazer com que esse esporte cresca, tenham sabedoria para traçarem o melhor caminho e que sejam felizes, pois eu sou por jogar futsal!

Vanessa, para terminar, queres deixar algumas palavras aos seguidores do magiadofutsal?
Que tenham um ano cheio de bençao, que sejam felizes, que tenham amor em seus corações e que procurem sempre a paz. Que Deus os abenços! Abraços


Fique com os melhores momentos da final o II Torneio Mundial entre Brasil x Espanha em que Vanessa tem papel preponderante na vitória. Futsal no feminino ao mais alto nível é assim! Um espetáculo!


O magiado futsal agradece toda a disponibilidade de Vanessa Pereira para esta entrevista e deseja toda a  sorte do mundo para a esta jovem jogadora prodígio do futsal feminino.

Sem comentários:

Enviar um comentário