sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ENTREVISTA: ANA AZEVEDO

Amanhã ficará decidido qual a melhor jogadora do mundo 2011 e entre as cinco nomeadas encontra-se uma Portuguesa de nome Ana Azevedo, mais conhecida por Mantorras, em representação do Fc Vermoim da AF Braga. Ana Azevedo faz assim história no futsal feminino português sendo a primeira portuguesa a ser nomeada para melhor do mundo segundo o Futsalplantet.com /Umbro. Fique a conhecer esta craque através de mais uma entrevista exclusiva para o magiadofutsal.

Quem é a Ana? Sou uma pessoa simples que tem um gosto especial por jogar futsal.

Como foi o teu percurso como atleta até ao dia de hoje? Comecei por jogar Futebol de Salão no clube da minha terra (Castelões) e posteriormente, no Louredo. Mais tarde, comecei a jogar Futsal na ADERMogege durante cinco anos e desde 2006 represento o FC Vermoim.
Porquê o futsal? Desde a escola desenvolvi o gosto de jogar futebol e encontrei no Futsal a modalidade onde me realizei como atleta.
De onde vem essa alcunha de Mantorras? Na minha primeira chamada à Selecção Distrital de Braga alguém via em mim características semelhante às do Mantorras, daí a alcunha.
Ao longo dos anos, quais foram as maiores dificuldades que sentiste ao praticar um desporto como é o futsal? A maior dificuldade que encontrei foi o número reduzido de horas de treino que poderia levar a uma maior evolução.
 Estas no FC Vermoim e são os atuais campeãs nacionais. Como te sentes por essa conquista? Sinto-me extremamente feliz e realizada. Foi o concretizar de um sonho.


Mantorras no Fc Vermoim

Podes confidenciar qual o numero de treinos que tem por semana e qual a duração? Dois treinos por semana com a duração de uma hora cada.
Se pudesses mudar algo no futsal feminino o que seria? A estrutura mental das atletas, uma maior formação dos treinadores, um maior reconhecimento da modalidade pelas entidades responsáveis pela gestão da modalidade e pela imprensa.
Tiveste ano passado no torneio mundial e ficaram em 2º lugar mesmo estando a seleção inativa durante 6 anos, qual foi a mensagem que passaram? Embora não exista Campeonato Nacional, Portugal provou estar ao nível das melhores selecções do mundo de futsal feminino.
Em Dezembro estivemos muito perto da final, o que aconteceu no jogo com Espanha nas meias finais?A Selecção da Espanha marcou mais golos do que nós. 
Como te sentes com a conquista do bronze no II torneio Mundial? Sinto um misto de emoções, por um lado orgulhosa pela qualidade que demonstramos por outro triste por sentir que poderíamos ter ido mais longe.
Ana, tens a noção que és uma referência para muitas jogadoras de futsal? Sim. E como te faz sentir? Faz-me sentir bem e dá-me uma motivação acrescida para fazer cada vez melhor.
Já foste por várias vezes convidada a jogar num dos melhores campeonatos do mundo de futsal, em Espanha, porque nunca saiste? Apesar de me sentir lisonjeada e tentada com os convites para jogar num campeonato mais competitivo nunca saí porque me sinto muito bem no clube onde estou e porque acredito que a modalidade irá evoluir em Portugal a curto prazo.
Recentemente, Rita Martins voltou de Espanha e para poder jogar em Portugal o clube tem de suportar o certificado internacional no valor de 1060 euros. Achas que é um valor que se adequa à realidade portuguesa? Não. Poderá haver um ou outro clube que poderão pagar esse valor mas na sua maioria não.
Foste nomeada, num lote de cinco jogadoras, como sendo a melhor do mundo, como te sentes? Sinto-me muito feliz e orgulhosa. Dá-me uma enorme motivação para continuar a trabalhar para a evolução da modalidade em Portugal.
Conheces as tuas adversárias nesta competição? Que te parecem? Sim, conheço. Todas elas são excelentes jogadoras.
Algum conselho a dar a todas as meninas e mulheres que praticam futsal? Lutem sempre pelos vossos sonhos mesmo que esses vos pareçam difíceis ou impossíveis. Nunca se esqueçam que a força mental, o trabalho, a humildade e o espírito de sacrifício são fundamentais no sucesso seja ela qual for a modalidade.
Para finalizar, quer deixar algumas palavras aos seguidores do magiadofutsal? Desde já agradeço à magiadofutsal pelo trabalho desenvolvido em prol da modalidade. E aos seguidores que se mantenham fiéis e que divulgem e apoiem o magiadofutsal.

O magiadofutsal agradece toda a disponibilidade de Ana Azevedo e deseja toda sorte do mundo para amanhã! O Futsal no feminino torce por ela!

1 comentário:

  1. Parabêns ANA pelo teu empenho, dedicação, força, humildade e a coragem que tens de enfrentares as dificuldades " Dois treinos por semana com a duração de uma hora cada".
    "Se pudesses mudar algo no futsal feminino o que seria? A estrutura mental das atletas, uma maior formação dos treinadores, um maior reconhecimento da modalidade pelas entidades responsáveis pela gestão da modalidade e pela imprensa".Estas palavras para mim é a realidade do desporto feminino,um bem haja tb ao VERMOIM.Saudações desportivas LUZ

    ResponderEliminar