sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

II TORNEIO MUNDIAL: ENTREVISTA À NOSSA CAPITÃ


A Selecção Nacional Feminina de Futsal parte, este sábado, para Fortaleza, no Brasil, onde disputará o II Torneio Mundial, entre os dias 5 e 10 de Dezembro. A Equipa das Quinas trabalha, desde o início da semana, em Porto Salvo, e mostra-se preparada para fazer uma grande competição, depois de em 2010 Portugal ter chegado à final da prova, sagrando-se vice-campeã mundial.
Porta-voz do excelente espírito de grupo e confiança responsável da nossa Selecção, a capitã lusa, Rita Martins, deu conta ao fpf.pt do empenho com que as internacionais lusas preparam a importante competição, referindo, mesmo, que sente a nossa Selecção mais forte do que em 2010.


“A equipa está muito forte em termos mentais. As novas jogadoras integraram-se perfeitamente e até vieram trazer mais qualidade a nível técnico, táctico e mental. Penso, inclusivamente, que estamos melhores em relação ao ano passado, durante o qual vivemos a euforia do regresso da Selecção, passados seis anos. Agora, estamos mais maduras, mais conscientes do nosso valor, mas igualmente cientes que teremos de trabalhar muito arduamente para conseguir um lugar de destaque no Torneio Mundial”, começou por dizer.

Para a atleta do Valladolid a Equipa das Quinas já ultrapassou a euforia do segundo lugar que – então algo surpreendentemente - conquistou em Espanha. “Não nos podemos “deitar à sombra” do título de vice-campeãs que conquistámos em 2010. Esse Torneio já lá vai e estamos com os pés bem assentes no chão. As outras equipas, como a Espanha, o Brasil, a Rússia ou o Japão, vão estar muito mais alerta para a nossa qualidade e já teremos menos margem para surpreender. Vão, certamente, estudar-nos com maior cuidado e verificar os nossos pontos fracos. No entanto, e como já referi, estamos mentalmente muito mais fortes e com os níveis de ansiedade mais controlados, até porque já sabemos o que vamos encontrar”, analisou.


Rita Martins tece elogios à forma como a nossa Selecção tem vindo a trabalhar e ao empenho de todo o grupo. “Os treinos estão a ser muito intensos. Existe uma enorme entrega por parte de todas as jogadoras e muito empenho para chegarmos o mais forte possível, em termos físicos, tácticos e mentais ao primeiro jogo do Torneio Mundial [marcado para a próxima segunda-feira (5 de Dezembro), diante do Japão]. A garra, a vontade e o empenho são algumas das mais-valias desta equipa”, sintetizou.

“Em termos de objectivos, vamos pensar jogo a jogo. Primeiro queremos chegar às meias-finais e, a partir daí, tudo pode acontecer. Agora, também é preciso dizer que não será nada fácil chegar ao título. Ainda temos de dar um pequeno salto, em relação a 2010, e mostrar maior força em termos mentais e de concentração”, prosseguiu.


Em termos dos adversários que a Equipa das Quinas vai encontrar no Grupo B – Japão, Argentina e Rússia – a capitã da nossa Selecção vaticina jogos complicados e muito díspares em termos competitivos. “Vamos encontrar selecções com identidades de jogo muito diferentes. O Japão apresenta um tipo de Futsal com acções muito mecanizadas, enquanto a Rússia tem como característica principal a força física das suas jogadoras. A Argentina é a equipa que conhecemos menos bem, mas será tendencialmente uma equipa mais defensiva. Teremos três experiências completamente diferentes. Temos de nos adaptar a isso”, concluiu.


in fpf.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário