quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Drª ÉRICA MONTEIRO: PROTEÇÃO NO FUTSAL

Drª Érica Monteiro


Proteção no Futsal

A prevenção de lesões desportivas depende, em grande parte, do equipamento protector  adequadamente projectado e adaptado. 

A prática de  futsal exige equipamento de protecção obrigatório, as caneleiras. Caso o jogador não esteja munido com este tipo de equipamento obrigatório ele não poderá entrar na área do jogo. Existe ainda a utilização de equipamento não obrigatório mas recomendado para regiões susceptíveis a traumas, como forma de prevenção ou como ajuda na recuperação de estruturas lesadas.. 

É extremamente importante a avaliação minuciosa da lesão indicando que o atleta consegue voltar a jogar desde que haja protecção suficiente para dissipar as forças de contacto na área. Vários protectores, ortóteses,... estão disponíveis no mercado, mas em muitos casos exigem a necessidade de uma aplicação criteriosa de ajuste personalizado.

As talas de protecção
O objectivo da tala de protecção é proteger, estabilizar ou imobilizar a área atingida pela lesão. Ao produzi-las o profissional de saúde precisa seguir princípios básicos de imobilização acima e abaixo da área lesada. A utilização deste tipo de talas poderá ser muito restritiva para que o atleta volte á competição e neste caso a tala apenas deverá proporcionar a fixação limitando o movimento e dissipando as forças na área lesada. 

Os produtos pré-fabricados
Nem sempre este tipo de produtos se adapta bem a todos os indivíduos. Mas por vezes encontramos produtos que proporcionam a protecção ou suporte exacto que precisamos. Evitando assim custos elevados no fabrico personalizado. 
Dos materiais pré-fabricados os mais utilizados nos cuidados de saúde desportiva são: palmilhas, ortóteses para quase todas as partes corporais proporcionando apoio e , ás vezes, alívio dos sintomas.

A realização de ligaduras funcionais

“ Aplicação sobre a pele de bandas elásticas e/ou não com o fim de proteger as estruturas de uma unidade funcional lesionada, com sobrecarga ou em risco, limitando e controlando selectivamente as amplitudes susceptíveis de provocar ou agravar a lesão em causa, permitindo uma função eficaz mas nos limites de segurança.”

Com a Ligadura Funcional, só os movimentos que agravam a lesão são limitados, tendo a vantagem de permitir os movimentos não prejudiciais. O atleta regressa à prática desportiva com a segurança que não irá agravar a lesão. O tipo de técnica de ligadura funcional a realizar será composta por materiais específicos e somente deve ser realizada por profissionais com conhecimentos profundos. Aconselho a que após o período de utilização de qualquer tipo de material de protecção ou prevenção seja realizado um desmame dos mesmos com treinos específicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário