sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Drª ÉRICA MONTEIRO: A IMPORTÂNCIA DO TREINO PROPRIOCEPTIVO

Drª Érica Monteiro

A Importância do Treino Proprioceptivo

Nós seres humanos somos os únicos que temos a capacidade de deambularmos no nosso meio ambiente na posição vertical. Isto é conseguido através da sensibilidade proprioceptiva que estabelece as relações com o meio, fornecendo informações sobre a posição dos segmentos anatómicos e padrão do movimento, sendo um factor decisivo na correcção gestual, estabilidade dinâmica e prevenção de lesões.

Podemos definir a propriocepção como qualquer informação postural, posicional ou cinética levada ao SNC pelos receptores dos músculos, tendões, articulações e pele. 
Disco

Após uma lesão, os vários tipos de receptores são afectados o que significa que a informação que é normalmente enviada para o cérebro fica prejudicada. Nestes casos, haverá um deficit na capacidade proprioceptiva do indivíduo. Em muitas patologias em que o treino proprioceptivo não existiu ou não foi bem trabalhado pode levar a lesões recidivantes e até a um deficit na coordenação.  

O treino proprioceptivo tem como objectivo “reprogramar” os mecano-receptores para que a percepção e a resposta seja elaborada o mais rapidamente possível tornando-se eficiente para reduzir determinadas lesões. Esta reeducação proprioceptiva contribuiu muito para a perda de medo no retorno às actividades desportivas. 
Bosu

O treino proprioceptivo deve ser progressivo, e consiste na realização de exercícios sobre superfícies instáveis. Esta instabilidade ou desequilíbrio leva a que o organismo esteja constantemente a receber informação do meio e tenha que corresponder ajustando-se.


Os exercícios numa fase inicial são executado de olhos abertos, em terrenos regulares e com apoio bipodal. A sua progressão consiste no aumento da dificuldade como realizados com  olhos fechados,  em terrenos irregulares e com apoio unipodal. O mais importante do programa de treino é ser elaborado reproduzindo as várias situações que o atleta irá encontrar na sua actividade desportiva. Ficam aqui dois videos de como o trabalho proprioceptivo pode ser aplicado no futsal.



Sem comentários:

Enviar um comentário