quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ARTIGO MÁGICO DE PEDRO DIAS: ELEIÇÕES NA FPF, UMA OPORTUNIDADE PARA O FUTEBOL E FUTSAL

    Pedro Dias Curriculo clica aqui

O futebol é indiscutivelmente o desporto colectivo com maior visibilidade e penetração na “cultura” desportiva do nosso país, e é considerado o desporto “rei” no mundo. Para suportar esta afirmação, poderíamos recorrer a aspectos meramente quantitativos, como, número de praticantes federados, de treinadores licenciados, de árbitros qualificados, de espectadores que assistem in locco aos jogos de futebol, na cobertura televisiva e de outros meios de comunicação, da fortíssima exposição nos meios de comunicação. 



Num estudo recentemente apresentado pelo governo Português, denominado: “estatísticas do desporto: 1996_2009”, publicado em Maio de 2011 pelo Instituto do Desporto de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) surge no topo, com 28,1% (144106) da totalidade de praticantes desportivos federados em Portugal (512558), facto que, representa aproximadamente um terço dos praticantes desportivos federados em Portugal são praticantes enquadrados pela FPF, consideradas as 69 modalidades apresentadas no estudo. Curiosamente, a segunda entidade com maior número de praticantes desportivos federados é a Federação de Campismo e Montanhismo com 40492 praticantes federados, ou seja, menos de um terço dos praticantes federados da FPF.

Estes números expressam o nível de responsabilidade de uma organização desportiva com utilidade pública conferida pelo governo de Portugal, que gere os desígnios do desporto colectivo mais praticado no país e no mundo.


A FPF é a federação desportiva que apresenta o maior orçamento em Portugal, tendo no seu plano de actividades para 2010/2011 inscrito um orçamento de despesa a rondar os 37,8 milhões de Euros.

 Naturalmente, as eleições para os órgãos directivos da FPF, são por norma muito concorridas. O sufrágio decorrerá em Dezembro deste ano, estão 3 candidatos a presidente da FPF confirmados, poderão existir outros. A implantação e relevância social que o futebol e futsal apresentam no nosso país, transformaram a FPF numa organização “apreciada”, “reconhecida” e “apetecida”.



Candidato à FPF Fernando Gomes

Por falar em eleições, o que é que a família do “futebol e futsal” vivenciará nas próximas semanas? O que terá de acontecer para que esta oportunidade não seja perdida? Nada de mais, o escrupuloso compromisso de cada candidato com a “base” da democracia representativa e um programa de acção que coloque o focus num quadro operativo centrado no produto (jogo de futebol), nos clientes e no crescimento. 

A família do “futebol e futsal” necessita que nesta Eleição, seja feita a escolha, por sufrágio, de “líderes” par




































a ocupar cargos na FPF, que terão a responsabilidade e obrigação, de apresentar um programa escrito, amplamente divulgado, onde todos percebamos as intenções, projectos e compromisso de cada candidato e respectivas listas, que devem verter de forma clara aquilo que se propõem executar, ou seja, apresentar o seu plano. 

Cada candidato deve expor de forma objectiva o seu plano para o “futebol e futsal”, explicando de forma detalhada o conjunto de medidas que pretende implementar para alcançar os objectivos que definiu. 

Candidato à FPF António Sequeira

As medidas que constam do plano de cada candidato, devem expressar de forma inequívoca quais os meios e de que forma serão utilizados para alcançar os objectivos, sendo que, os objectivos de cada candidato, têm de ser esclarecedores quanto aquilo que ele pretende alcançar quando realizar as acções integradas nas medidas que definiu.

Esta será, na minha opinião, a única forma das eleições na FPF se converterem numa oportunidade para o Futebol e Futsal.

 

No contexto actual, uma organização desportiva como a FPF, organismo com utilidade pública e elevada responsabilidade social, necessita de reorientar a sua estratégia, dando claros sinais que as boas práticas de gestão em organizações desportivas são o farol que orienta a organização. Focar a actuação da organização, comunicar e divulgar os valores da organização, ter uma estratégia definida, orientar a actuação na prestação de serviços, reforçar a marca e o nível de envolvimento dos parceiros, promover “mudanças”, estabelecer objectivos/metas que possam ser quantificadas, de forma que, todos possamos perceber qual é o caminho, sem dúvidas!

A FPF necessita claramente de se Focar, através da definição clara do seu quadro operativo, onde: clientes, produto (competição/jogo de futebol e de futsal) e crescimento são factores essenciais para o sucesso do futebol e futsal, e consequente, da organização (FPF). 

Candidato à FPF Soares Franco



A estratégia dos candidatos à liderança da FPF é crucial. O programa dos candidatos a “líder” da FPF, têm de ter a força e carisma necessários para conduzir a estrutura que gere o futebol e futsal, a seguir a estratégia definida, sem rodeios. Uma equipa sem um plano de jogo dificilmente conseguirá bons resultados



A Mudança: uma federação desportiva tem de ser uma estrutura dinâmica, que de uma forma transparente e aberta, encontra soluções no equilíbrio, na regulação da sua relação com as suas estruturas de base, com o mercado/públicos para onde tem de estar orientada, ajustando-se constantemente às mudanças da sociedade.

Faço votos de que as eleições na FPF sejam uma oportunidade para o Futebol e Futsal.

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