quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Drª ÉRICA MONTEIRO: ENTORSE DO TORNOZELO

Entorse do tornozelo
A entorse é uma lesão que causa um estiramento ou ruptura de um ou mais ligamentos.
Este tipo de patologia traumática  pode afectar qualquer articulação mas sem dúvida que a entorse do tornozelo é a que ocorre na maioria das actividades desportivas nomeadamente no futsal. Sendo o inimigo número um dos desportistas mas também dos não desportistas/sedentários.
                                              
A estabilidade articular do tornozelo, tal como a de qualquer articulação corporal, resulta da interacção de factores anatómicos que lhe são próprios e que incluem fundamentalmente as estruturas capsuloligamentares e as massas periarticulares.
As estruturas ligamentares revelam-se importantes para a estabilidade articular do tornozelo quando este não sofre carga; durante o apoio plantar o factor que se revela mais importante é determinado pela configuração das superficies articulares e a forma como se articulam.

A articulação do tornozelo possui duas importantes estruturas ligamentares: uma interna- ligamento lateral interno ou ligamento deltóide; uma externa- ligamento lateral externo constituído por três feixes- feixe anterior ou lig. perónio-astragalino; feixe médio ou lig. perónio-calcaneano; feixe posterior ou lig. perónio-astragalino.

As lesões ligamentares do tornozelo podem ser classificadas de acordo com a sua localização ou com o mecanismo da lesão.

 Entorse por inversão: é a entorse mais comum, lesa principalmente os ligamentos da região externa.

Entorse por eversão:
É menos comum devido à anatomia óssea e ligamentar. Este tipo de entorse normalmente ocorre fractura por avulsão da tíbia antes que ocorra a ruptura de ligamentos deltóide.

                                     
As entorses de tornozelo são classificadas da seguinte maneira:
Grau I- ligamento preservado, processo álgico ligamentar e edema local.
Grau II-  ruptura ligamentar parcial, dor intensa, edema difuso e  hematoma.
Grau III- ruptura ligamentar total, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma.

Os sinais e sintomas das lesões dos ligamentos variam de acordo com a gravidade da lesão, os tecidos envolvidos e a extensão do seu envolvimento. Após qualquer traumatismo é importante que sejam feitos exames. 

Sem comentários:

Enviar um comentário