Elite Futsal acompanha cada vez mais de perto o futsal feminino. Desta vez a atenção virou-se para a vitória sem dó nem piedade dos Restauradores Avintenses sobre o consagrado Atlético de Madrid (3º classificado Espanhol) por uns esclarecedores 9-0 alcançando dessa forma o 3º Lugar no Torneio Internacional Cidade de Espinho tornando-se a melhor equipa Portuguesa do torneio. O magiadofutsal gostaria de saber porquê que esta cobertura mediática não foi dada por outros orgãos sociais nomeadamente O JOGO DAS RAPARIGAS que lembre-se é um projecto nacional desenvolvido pela Associação Portuguesa Mulheres e Desporto que tem como principal objectivo contribuir para o aumento da participação das raparigas e mulheres no futebol/futsal, em três eixos de intervenção:
(2) o empoderamento das raparigas e mulheres, numa perspectiva de consciencialização dos seus direitos, promovendo oportunidades de participação, de organização e de desenvolvimento das suas competências de liderança, bem como o aumento da prática desportiva;
(3) a sensibilização de dirigentes e decisores políticos para a necessidade de promover medidas e programas específicos que apliquem o princípio da igualdade e da não-discriminação no desporto.
Por isso, Vestir a camisola do Jogo das Raparigas é sinónimo de combater a invisibilidade e as desigualdades da participação de raparigas e mulheres no futebol e futsal.
Se Vestir a camisola do Jogo das Raparigas é lutar pela igualdade então onde está essa igualdade divulgada?
Quando temos Torneios Internacionais ( TICE e Taça das Nações) sem um único representante do projeto Jogo das Raparigas para a divulgação do mesmo junto do futsal internacional Espanhol e Brasileiro, onde está a divulgação? Verdade ou Mito?
Quando não existe uma cobertura diária no seu site APMD, seguindo as prestações das equipas portuguesas, então onde está a divulgação? Verdade ou Mito?
Só de saber que tantas MULHERES ATLETAS que participaram nestes eventos internacionais tiveram de fazer sacrifios pessoais como por exemplo:
- tirar dias de férias para poder jogar e estar junto da sua respetiva equipa;
- organizar eventos lúdico/pedagógicos para poder financiar a ida aos torneios;
- realizar Milhares de km de autocarro para realizar 2/3 jogos;
E no final, estas MULHERES E ATLETAS não são devidamente reconhecidas e acompanhadas, de forma DIÁRIA, nas suas participações em respetivas equipas, por a única entidade oficial que deveria respeitar o papel da mulher no desporto feminino mais concretamente no futebol e no futsal.
No que diz respeito ao futsal feminino essa igualdade não tem sido reconhecida pelas devidas entidades e quem perde, no fundo, são as mais de 5000 MULHERES inscritas na FPF, nesta modalidade fantástica que é o FUTSAL feminino!
Mas o magiadofutsal acredita que mesmo assim as MULHERES do futsal vão continuar a Vestir a Camisola do FUTSAL FEMININO e do FUTEBOL FEMININO porque somos todas MULHERES. Assim quer o nosso coração acreditar.
FUTSAL FEMININO VS DIVULGAÇÃO: VERDADE OU MITO
PENSE NISTO.
Realizado por: Prof. Marlene Laúndos
Olá Marlene,
ResponderEliminarMuito bem!!!
Parabéns pelo artigo,partilho do teu sentimento, como é que é possivel, andarem pelos clubes um ano inteiro, um ano inteiro a enviarem mensagens/e-mails e agora esqueceram-se.???...(é das férias!!!!) de darem cobertura aos 2 torneios mais mediáticos a nível Nacional....!!!
Como dizes, VERDADE OU MITO!!
Beijinhos
Colega de Aveiro de CursO Treinadores FUTSAL II
Agostinho